O outono começou oficialmente ontem, à 7h29, e prosseguirá até a 1h24 do dia 21 de junho. Segundo os especialistas, a tendência é que durante a estação, os produtores do Estado não tenham surpresas desagradáveis.

"É esperado que as culturas do milho safrinha e do trigo se desenvolvam normalmente durante o outono no Paraná, pois a previsão climática é de chuvas e temperaturas dentro da normal climatológica para todas as regiões do Estado", afirma Heverly Morais, pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar ).

Em maio, no entanto, com as incursões das massas polares no Paraná, tem início o risco de geadas. Dependendo da intensidade e época de ocorrência, pode haver danos às culturas, principalmente ao milho safrinha.

"A cultura do café também é suscetível à geada e requer medidas de proteção dos viveiros de café e lavouras cafeeiras recém-plantadas", destaca a pesquisadora.

O Instituto Tecnológico Simepar e o Iapar mantêm o serviço Alerta Geada, especialmente desenvolvido para orientar agricultores durante o outono e o inverno. Boletins diários serão publicados nas páginas dos órgãos - www.simepar.br e www.iapar.br. Quando há risco, os agricultores cadastrados recebem mensagens de alerta em seus celulares.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a estação deve apresentar chuvas ligeiramente acima do normal no Oeste, em parte do Sudoeste e do Centro em direção ao Norte. Pode chover abaixo da média no Centro, Norte e extremo Oeste.

SAIBA MAIS
A palavra "outono" tem origem latina e significa época propícia para as colheitas. Suas principais características são queda das folhas das árvores em nuances amarelas e vermelhas e o tom acinzentado do céu.

Participe e comente