A Semana do Turismo começa segunda, 16, com diversos cursos e oficinas para profissionais que atuam no segmento. A programação se inicia às 8h30 com o lançamento da Semana do Turismo no Centro de Eventos Fashion Hall e segue até o dia 20, com workshop, feira de artesanato, exposições, apresentações culturais, corrida de garçons e outras atividades. Programação em anexo.

Os cursos, oficinas e workshop precisam de inscrições, realizadas pelo telefone (44) 3221-1428 ou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (3° andar da Prefeitura de Maringá - avenida XV de Novembro, 701). O objetivo é aprimorar a qualidade do atendimento no segmento turístico, oportunizar novos conhecimentos e capacitar os profissionais. Os cursos são gratuitos.

Na quarta, 18, às 8 horas, será promovido o curso: Cerimonial e Protocolo no Centro de Apoio ao Turismo (Parque do Ingá), oficina de elaboração de drinks no Senac, às 14 horas e whorkshop: Vivenciando a Prática Profissional de Guia de Turismo, na Travessa Jorge Amado, ao lado do Mercadão Municipal (Av. Prudente de Morais, 601).

Na quinta, 19, será desenvolvido minicurso sobre elaboração de projetos para captação de recursos, às 14 horas, no Centro do Apoio ao Turismo. Na sexta 20, a workshop abordará as novas tendências e oportunidades de negócios no segmento de turismo de Maringá, às 9 horas no Centro de Apoio ao Turismo.

Gastronomia

A novidade deste ano na Semana do Turismo é o lançamento do Festival Gastronômico Sabores da Terra para celebrar os sabores da região. As inscrições foram prorrogadas até o dia 13 de abril pelo site http://www2.maringa.pr.gov.br/conferencia/?cod=festivalgastronomico. Poderão participar do festival, restaurantes do município que trabalham à la carte. No ato da inscrição deverá ser anexada fotografia e descrição do prato.

O prato deverá ser criado a partir de ingredientes com grande comercialização na região como mandioca, abacate e banana; aproveitamento total do produto, utilizando sobras e cascas; alimentos advindos de pequenos produtores rurais; da reinterpretação de comidas típicas e ser comercializado a R$ 35.

O estabelecimento terá direito a banner ou adesivo de identificação do festival. O prato deverá ser servido de 16 a 30 de abril. O cliente do festival poderá percorrer todas as casas que participam, avaliando cada prato e obter desconto de R$ 5 por refeição. Serão premiados com troféus os três melhores colocados. ///PMM


ATIVIDADES. Programação da Semana do Turismo inclui a feira de artesanato. — MARCIO NAKA


Participe e comente