O Festival de Música Cidade Canção (Femucic) chega a sua 40ª edição e promete relembrar os pontos altos da trajetória do festival ao longo dos anos, trazendo o público maringaense para mais perto do palco. O evento é promovido pela Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Prefeitura de Maringá.

Quando surgiu em 1977, o Femucic tinha um caráter competitivo. Em 1993, o Festival passou a ser apenas uma mostra musical. Hoje, em sua 40ª edição, contabiliza a participação de 3.863 músicos ao longo de sua história. Um marco significativo para a cultura local.

Desde do início da semana, já estão sendo realizados diversos projetos paralelos ao evento, com a realização de oficinas instrumentais de percussão/bateria e guitarra. Hoje, às 20h acontecerá a noite mais "maringaense" do evento, com a presença dos ministrantes das oficinas - Nelson Faria e Edu Ribeiro - tocando com artistas locais no palco do Teatro Calil Haddad.

Mas, é amanhã (15) que o Festival "começa para valer", com uma solenidade para celebrar os 40 anos do Femucic. O ato solene também acontecerá às 20h no Teatro Calil Haddad e contará com a presença do prefeito Ulisses Maia, de autoridades locais e do presidente do Fecomércio PR, Darci Piana.

Após as formalidades, iniciam-se as apresentações. Neste ano, foram mais de 1.300 inscrições de músicos e compositores de todo o país, recebidas pelo Sesc, das quais trinta foram selecionadas. As canções escolhidas passaram pelo crivo da Comissão Organizadora do evento, formada por professores do Centro de Difusão Musical (CDM), por técnicos de cultura do Sesc Maringá e por curadores externos.

O Femucic contribui para o desenvolvimento da produção musical em nosso Estado e em outras localidades do Brasil. De acordo com a coordenação do Femucic, cerca de 1.100 pessoas compareceram nas duas noites de mostra no ano passado. Para este ano, a expectativa é de que no mínimo 1.500 pessoas prestigiem o evento nas duas noites.

Além dos músicos participantes da 40ª edição, haverá uma surpresa para o público: um momento "flashback".Treze canções já apresentadas no Festival foram selecionadas para relembrar os melhores momentos do Femucic em seus quarenta anos de existência.

Haverá ainda a participação das crianças e jovens que fazem parte do projeto de musicalização oferecido pelo SESC - Projeto Social em Educação Musical (PSEM), que está inserido no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) da instituição e acontece no Centro de Difusão Musical (CDM) do Sesc Maringá.

O programa oferta aulas gratuitas de canto coral e de diversos instrumentos musicais: violino, viola, violoncelo, violão, viola caipira, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone e percussão. As aulas do Coro Infantil, são realizadas em parceria com a Secretaria de Educação de Maringá (Seduc). Esses alunos também fazem parte da Orquestra do CDM. O repertório do Coro, assim como o da Orquestra contam, inclusive com músicas apresentadas no evento.

Para os interessados em prestigiar o Femucic 2018, o evento vai até domingo (16), com apresentações sempre às 20h, no Teatro Calil Haddad. A entrada é franca.


PUPILOS MUSICAIS DO FEMUCIC. Os alunos dos projetos de musicalização subiram ao palco na edição passada do festival, para cantarem e tocarem instrumentos junto com a Orquestra do CDM — IVO LIMA


Participe e comente