Nos meses de julho, agosto e setembro, o Clube da Leitura do Sesc Maringá oferece oficina com o escritor e jornalista Renato Forin Jr. sobre as relações entre literatura, música e teatro. O trabalho terá como base o seu livro-CD "Samba de Uma Noite de Verão", premiado na categoria "Adaptação" na última edição do Jabuti.

Nesta dramaturgia, o autor reescreve o clássico "Sonho de Uma Noite de Verão", de Shakespeare, como uma metáfora da formação do país, só com elementos e personagens da cultura brasileira. A oficina terá caráter teórico-prático e passará por conversas sobre identidade nacional, poesia, oralidade e transposição do texto escrito para o corpo e para a voz.

A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados a partir de 15 anos. Com encontros nos dias 12 de julho (hoje), 9 e 23 de agosto e 6 de setembro, sempre das 14 às 16 horas, a oficina também contará com uma apresentação de resultados durante a Semana Literária do Sesc em setembro.

Na peça musical escrita por Forin Jr., a Atenas do bardo inglês transforma-se na Vila de Vera Cruz, cortiço humilde povoada por uma gente criativa e batalhadora; o bosque original, repleto de fadas e elfos, converte-se em uma floresta onde reinam orixás. A obra passeia – ora com humor, ora com ironia – por temas como a exploração dos mais pobres pelos mais ricos, os amores tropicais, o paternalismo, a demagogia dos líderes e a visão da sociedade sobre os artistas. A questão primordial que atravessa as páginas e as canções é a "mistura". As mesclas étnicas, religiosas e culturais aparecem como nossa identidade mais potente e transparecem especialmente no samba, ritmo que congrega a percussão africana, os sopros indígenas e a instrumentação clássica europeia.

Este é o assunto que também vai permear os exercícios e debates propostos pelo autor ao longo dos encontros do Clube da Leitura. Além da discussão sobre significados implícitos nas metáforas da obra, ele compartilha poemas e prosas poéticas de autores como Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Vinicius de Moraes, e traz o universo constelar de compositores e intérpretes brasileiros. A intenção é provocar os participantes para o constante trânsito entre o texto literário e a voz, entre o registro no papel e sua reinterpretação por meio do recital, da leitura dramática, da encenação teatral e da canção. Após isso, o grupo prepara um sarau poético-musical com os textos debatidos e trechos de "Samba de Uma Noite de Verão" para a Semana Literária do Sesc, em setembro.

SAIBA +
CLUBE DA LEITURA
Com Renato Forin Jr.
Quando: 12 de julho, 9 e 23 de agosto e 6 de setembro
Horário: das 14 às 16 horas
Onde: Sesc Maringá
Endereço - Av. Duque de Caxias, 1517
Público-alvo: a partir de 15 anos
Gratuito
Informações e inscrições: (44) 3265-2774
[email protected]

LITERÁRIO. Renato Forin Jr., escritor de Londrina, um dos premiados no Jabuti 2017, conduz oficina gratuita no Sesc


Participe e comente