Aprender inglês é uma daquelas coisas que tem que ser bem planejadas. Se você não teve a oportunidade de fazer um bom curso, logo cedo em sua vida, isso vira desculpa para ir adiando esse projeto, geralmente, para sempre.

Mas, mesmo com dificuldades para pagar um bom curso de inglês , se você quer mesmo aprender essa língua, isso sempre tem um jeito!

Consultamos alguns especialistas, estudantes e viajantes e chegamos a 7 dicas práticas para aprender inglês, independente do seu nível de conhecimento ou se está estudando ou não.

Isto é: mesmo que você não esteja estudando absolutamente nada desse idioma de maneira formal, ou, por outro lado, se estiver frequentando um dos melhores cursos de inglês Brasil , estas dicas para aprender inglês servem para todos: desde uma pessoa que está assistindo aulas em um site pago pela internet , até aquelas que podem fazer um intercâmbio de inglês e estudar no exterior.

É uma forma de reforçar o aprendizado, tanto para quem já estuda e quer evoluir mais rápido, como também para quem está sem condições no momento, mas quer ir adiantando as coisas.

COMO APRENDER INGLÊS MAIS RAPIDAMENTE E SEM CUSTO

Seja por preguiça, falta de tempo, ou por causa da crise econômica , enquanto não se decide por se matricular em uma escola de inglês (ou se quer aprender ainda mais rápido), use algumas técnicas que vão te ajudar a dominar o idioma com mais facilidade:

1- OUVIR MÚSICAS EM INGLÊS
Esta dica para aprender inglês pode ser turbinada se você tentar realmente entender o que está ouvindo e depois cantar. Pesquise as letras em sites como Letras de Música , Vagalume , Letras e outros e acompanhe enquanto ouve.

2- EVITE VER FILMES DUBLADOS NO CINEMA
Se você só assiste filmes dublados, possivelmente nunca ouviu a voz verdadeira de seu ator internacional preferido. Faça este esforço, assista ao filme com legendas, aprenda inglês e ainda aprecie a interpretação verdadeira desse ator que admira.

3- VIDEOGAMES SÓ COM O SOM ORIGINAL
O mesmo vale para videogames. Além de muitas das versões dubladas terem um som ruim e uma tradução, muitas vezes, errada ou até cômica, esta é uma excelente maneira de treinar seu ouvido, aprender palavras novas e gírias.
A dica para aprender inglês, neste caso, é colocar a legenda, mas em inglês! Isso mesmo, você vai ver que fica muito mais fácil entender (e aprender) se puder ouvir e ler inglês ao mesmo tempo.

4- NETFLIX EM INGLÊS, OK?
Praticamente a mesma dica, mas por outro canal. Seja no Netflix ou em outras plataformas de streaming , faça como nas alternativas anteriores: som e legendas em inglês, quando houver esta opção.

5- SITES GRÁTIS PARA APRENDER INGLÊS
Existem muitos, o ideal é escolher um de qualidade. Um muito tradicional e que tinha a proposta de unir e integrar os alunos, cada um ensinando seu idioma para os outros, era o Livemocha, que, infelizmente, foi descontinuado.

Veja outras opções:
Duolingo
Engvid
English Anyone
ESLpod
CIG

6- LIVROS EM INGLÊS
Uma dica para quem está um pouco mais adiantado e que muitos alunos fazem com excelentes resultados. Pegue aquele livro de um autor de língua inglesa que você adora e que já leu em português e compre a versão em inglês. Já pensou ler “Senhor dos Anéis” ou “Harry Potter” em sua versão original? Bem melhor.

7- ESCOLHA UM AMIGO E SÓ FALE EM INGLÊS COM ELE
Deve ter algum amigo seu que também está a fim de aprender inglês. Tentem conversar, sempre que possível, neste idioma. Não precisa ser na frente de todo mundo. Ideal para casais de namorados que pretendem passar um tempo morando no exterior.


Segundo o especialista em intercâmbio de idiomas, Bruno Passarelli, quanto mais tempo a pessoa passa falando e praticando, melhor: “É por isso que os intercâmbios de inglês no exterior e os cursos de imersão, de !link 8 horas de aula por dia , mesmo no Brasil, são aqueles que surtem os melhores resultados, com progressos rápidos, pronuncia e fluência adquiridas rapidamente” – ele prossegue: “Quanto a estes métodos que vocês listaram, incentivamos todos os nossos alunos de intercâmbio a praticá-los, seja aqui, no exterior ou em qualquer outra oportunidade que tiverem”.

Que tal começar a estudar agora mesmo? Ligue o rádio, acesse a internet, telefone para um amigo! Qual você achou a maneira mais legal de aprender inglês sem pagar nada?

Autor: Bruno Passarelli


Participe e comente