Produtividade no trabalho é fator essencial para o sucesso. Ela dá a você um ótima reputação e, muitas vezes, rende boas promoções - além do serviço bem feito, claro. Momentos como o fim de ano, no entanto, podem atrapalhar um pouco a dedicação assídua à labuta, por conta do cansaço e estresse acumulados durante os meses anteriores e do clima festivo da época. Por conta deste cenário, o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf, trouxe algumas dicas elencadas pelo fundador da Escola de Empreendedorismo Longitude, David Pinto, para superar os possíveis obstáculos e não deixar cair o rendimento nesse período. Confira.

1- Não exagere nas conversas desnecessárias
Esse é um hábito que pode tomar muito tempo das horas de trabalho do empregado - além de dispersar a atenção, desta forma, o resultado final das atividades pode ser abaixo do esperado. Flavio Maluf salienta que, de acordo com David Pinto, o que mais contribui para que seja instaurado esse costume sãos as pausas para cafés e lanches. São nesses momentos que as pessoas se concentram em um mesmo lugar e começam conversas aleatórias – o que não é uma prática proibida, todos têm direito a um tempo para respirar, desde que este seja curto. Contudo, quando ele se alonga demais, torna-se inapropriado e resulta em perda de produtividade.

2- Não exagere no uso do celular
Com toda a tecnologia de hoje em dia é difícil ficar longe desse aparelhinho que parece mágico, não é mesmo? Pois é, mas é preciso. Claro que muitos empregos exigem que se esteja conectado, informado, atualizado – mas para tudo existe um limite, lembra David. Flavio Maluf reporta o que diz o fundador da Escola Longitude: uma olhada nas mensagens e notícias é tolerável, mas isso não deve ser tão frequente a ponto de atrapalhar o andamento do trabalho e diminuir o rendimento profissional. Então, esteja atento.

3- Jamais perca o foco
Flavio Maluf alerta que, segundo as teorias de David Pinto, essa é uma missão mais difícil do que se imagina, mas é preciso ser firme. Perder o foco traz implicações muitas vezes desastrosas - o acúmulo de tarefas, por consequência, a redução de tempo para realizar cada uma delas; muitas vezes, o atraso dos prazos de entrega e o total pânico e desespero do profissional em questão. O ideal é organizar-se - estipular metas diárias, semanais e mensais e tentar seguir à risca o que foi planejado.

4- Esteja aberto a novas metodologias
O que, por vezes, gera baixo rendimento é justamente a falta delas, as metodologias, nas atividades profissionais – essa é umas das conclusões a que chegou David Pinto, sobressai Flavio Maluf. Para David, a grande solução para manter a produtividade é sempre buscar novas formas de trabalhar. Então, a última dica do fundador da Escola de Empreendedorismo Longitude é procurar novos caminhos, pesquisar os mais moderno e evoluídos métodos para as atividades que precisam ser realizadas e, assim, garantir o rendimento máximo no trabalho.

Agora que você já tem todas as dicas é só colocá-las em prática e seguir a caminhada em busco do sonhado sucesso profissional.

Autor: Info Digital Bureau

Participe e comente