A inteligência de mercado consolida o processo de pesquisar, coletar e analisar um conjunto de informações, a fim de avaliar o desempenho de uma empresa, encontrar soluções mercadológicas e direcionar estratégias. A partir das soluções da inteligência competitiva, a empresa tem a oportunidade de lidar antecipadamente a efeitos e reações externas. Aplicado às redes sociais, a inteligência de mercado segue a mesma regra, mas com dados retirados desse ambiente social na web, os quais consistem em uma infinidade de métricas e indicadores. Nas redes sociais, a base de dados é enorme, já que é um espaço onde a empresa pode interagir com seus consumidores, entender suas preferências e receber feedbacks instantâneos e diretos. No entanto, todo conteúdo obtido através das redes sociais precisa ser mais do que monitorado. Os verdadeiros insights são possíveis somente com uma consistente análise desses dados. E é aí que entra a inteligência de mercado nas redes sociais.

A partir do monitoramento de marcas, personalidades, concorrentes e segmentos nas mídias sociais, além do cruzamento desses e de outros dados internos e externos às corporações, têm-se as primeiras diretrizes de aplicação dos serviços de inteligência de mercado – àquela voltada para o consumidor - permitindo a identificação das principais práticas utilizadas pelo seu setor que geram maior e melhor desempenho para sua empresa. Segundo a diretora de Inteligência da MITI, Elizangela Grigoletti, “as marcas que usufruem dessa análise tornam-se muito mais competitivas e mais propensas a encontrarem oportunidades e vulnerabilidades na utilização das redes sociais”. Além de ferramentas de monitoramento, as marcas devem também aplicar ferramentas de Business Intelligence, capazes de monitorar, compilar e analisar informações, possibilitando um entendimento maior e mais rápido sobre diversos aspectos como: o impacto das ações de marketing implementadas nas redes sociais; a imagem da marca perante os internautas; as ações de seus concorrentes; além dos desejos e preferências da audiência. Se já não bastasse isso, essas ferramentas também possuem um ótimo custo-benefício para profissionais que querem otimizar seu valioso tempo e precisam de um ROI mensurável para suas ações.

Uma área onde a inteligência de mercado tem papel fundamental dentro de uma análise estratégica é a concorrência, pois dela é possível retirar diversas informações consistentes para avaliar o desempenho e a visibilidade da empresa frente ao mercado e a outros players. Para tanto, algumas métricas e indicadores são determinantes para se realizar a inteligência de mercado nas redes sociais voltada para a concorrência. Dentre elas, estão o número de seguidores, que podem indicar se as estratégias estão captando novos contatos; a quantidade de curtidas, para verificar se um conteúdo está atraindo a atenção dos usuários e se está trazendo resultados positivos para a visibilidade da marca; o contexto dos compartilhamentos, para identificar o volume e intensidade da propagação positiva ou negativa do conteúdo compartilhado; o sentimento dos comentários, para determinar os motivos que geraram essas opiniões; a frequência de postagem, para identificar quais marcas tem maior presença online; e por fim, as menções espontâneas, que nem sempre citam a marca, mas trazem muitas vezes informações valiosas sobre as experiências dos usuários.

Portanto, a inteligência de mercado aplicada nas redes sociais é crucial para o desenvolvimento de uma marca, principalmente e, não somente, àquelas voltadas ao varejo. Com todas essas informações em mãos, sua empresa terá o embasamento necessário para descobrir potenciais oportunidades que podem ser exploradas, conter ameaças para sua visibilidade, conquistar consumidores ainda não impactados e fidelizar aqueles que já fazem parte de seu rol de clientes.

SERVIÇO:
MITI Inteligência
Monitoramento de Informação e Inteligência de Mercado
Clipping de notícias online, impressas, rádio, TV e mídias sociais
Rua Lindolfo Pessoa, 45, Curitiba, PR 41 3023-1698
http://miti.com.br
[email protected]
0800 052 1698

Participe e comente