Em 2011, quando a Resultados Digitais foi criada, possuía um pouco menos de dez funcionários. Atualmente, porém, a líder do mercado latino-americano no desenvolvimento de plataformas de automação de marketing digital, alcançou a marca de 500 RDoers, como são chamados os colaboradores da empresa. Nessa curva de crescimento, com a oferta de soluções para cerca de 9 mil clientes, foi necessário otimizar processos internos e a comunicação entre as equipes, a fim de alcançar continuamente a excelência e agilidade na entrega de produtos e serviços. Para atingir este objetivo, adotaram o Coaching de Inovação oferecido pela Qi Network, referência em educar o mercado sobre as vantagens que a Computação em Nuvem traz para a evolução das empresas.

O serviço é operacionalizado com base na metodologia Design Thinking. Através dela, é possível aplicar uma jornada de inovação para ter uma visão macro do negócio e, dessa forma, organizar e otimizar ações para alcançar a excelência dos processos. O cliente apresenta um problema real e, junto com a Qi Network, desenvolvem juntos uma solução prototipada. Após o final da jornada, ela é homologada e institucionalizada na empresa como um todo.

Implementação dos serviços para inovação
A RD adotou os serviços da Qi Network em dois momentos: primeiro, há dois anos, quando foi usado o feedback 360, avaliação tradicionalmente aplicada na área de Recursos Humanos. Já nesta segunda abordagem, foi utilizado o Coaching de Inovação, implementado de forma personalizada, com o desafio de adequar às necessidades da RD no atual momento do negócio.

“A Qi Network e a Resultados Digitais são parceiras há mais de quatro anos. Nós tivemos o privilégio de acompanhar o crescimento escalável da RD e dar o maior suporte na integração das ferramentas Google para a educação, colaboração, e todas as necessidades que eles enxergaram ao longo desse crescimento”, explica Henrique Augusto, CIO e um dos cofundadores da Qi Network. Pedro Bachiega, cofundador da Resultados Digitais e Gerente de Sistemas Internos, também conta como nasceu a parceria entre as duas empresas. “No começo a gente ajudou a equipe de marketing e vendas, e a Qi Network nos ajudou com a questão ferramental e de tecnologia com as ferramentas da Google”, revela Pedro.

O CIO da Qi Network detalha, ainda, como o serviço foi ofertado na empresa. “A RD nos trouxe um desafio bem claro: como podemos desenvolver um novo método, com base em um modelo tradicional, para que possamos aplicar o Feedback 360 considerando as características e particularidades da empresa”, ressalta Henrique.

Para colocar a ideia em prática a equipe da Qi Network, em conjunto com a Resultados Digitais, implementou uma série de ações coordenadas para escalar o processo e implementá-lo dentro da empresa. As medidas contemplaram o uso das ferramentas do G Suite, para realizar reuniões via Hangouts do Google, enviar comunicações por e-mail aos times envolvidos, produzir planilhas online para criar banco de dados - coletados por meio de formulários virtuais -, além do uso de scripts para enviar automaticamente os relatórios gerados aos colaboradores.

Para Pedro Bachiega, o uso do método gerou celeridade e automatização dos processos para as equipes e a visualização dos resultados, na prática. “O novo modelo que a gente aplicou junto com a Qi Network trouxe bastante agilidade e maior confiabilidade dos resultados. A gente não precisou comprar uma ferramenta de mercado, engessada; conseguimos adaptar para o nosso modelo, o modelo da Resultados Digitais. Elas ajudam a trazer mais comunicação entre os colaboradores, automatizar tarefas e atividades. Te dá agilidade e facilidade no dia a dia”, declara.

Em resumo, a adoção do Coaching de Inovação possibilita otimizar a comunicação e gestão das equipes, automatizar tarefas e, principalmente, tornar os processos internos ágeis, para que os negócios alcancem resultados de forma escalável e equilibrada. “O mais interessante dessa jornada de inovação é que a empresa se empodera, para aplicar a mesma metodologia em outros problemas identificados ao longo do processo”, finaliza Henrique.

Sobre a Qi Network
Fundada em 2011 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, a Qi Network é um dos cinco Google Cloud Premier Partner do Brasil, o maior em número de clientes no Sul do país. Oferece redução de custos integrando soluções tecnológicas de alto desempenho produtivo e operacional em pequenas, médias e grandes empresas. Também são parceiros Google for Education e Google for Nonprofits, este último focado em organizações sem fins lucrativos. Possuem 700 clientes espalhados em todo o Brasil, auxiliados por uma equipe em crescimento, atualmente formada por 30 profissionais. Site: www.qinetwork.com.br.

Sobre a Resultados Digitais
A Resultados Digitais é a empresa líder do mercado latino americano em plataformas de automação de marketing. A companhia é desenvolvedora do RD Station, uma plataforma que ajuda pequenas e médias empresas a ampliar a geração de negócios e vendas utilizando ferramentas de marketing digital. O software reúne uma série de soluções de automação de marketing para geração e nutrição de leads, e-mail marketing, gestão de contatos e oportunidades, mídias sociais, otimização de sites e SEO, além de business intelligence e analytics. A empresa fechou 2016 com crescimento de 300% em relação ao ano anterior. No final do ano passado, recebeu aporte de mais de R$ 60 milhões, liderado pela TPG Growth. Para 2017, a expectativa é aumentar o faturamento em 225% e contar com 600 funcionários. Saiba mais em: http://resultadosdigitais.com.br/.

Participe e comente