Cerca de 600 pessoas morreram em 2016 por conta de choque elétrico, conforme dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, organizado pela Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. A responsabilidade é, na maioria das vezes, do usuário, como destaca Edson Martinho, diretor executivo da entidade. “Há falta de atenção quanto a cuidados simples, como estar em área molhada manuseando equipamentos ligados em eletricidade, o uso de instalações elétricas em condições propensas a curtos circuitos e a falta de manutenção no próprio equipamento”.

Para prevenir acidentes e proteger os consumidores em relação aos riscos elétricos, mecânicos, térmicos, fogo e radiação dos aparelhos quando em utilização normal, as lavadoras de alta pressão e outros equipamentos – nacionais e importados – passaram a ter certificação obrigatória de segurança, conforme as exigências do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Indústria.

Porém, além de adquirir uma máquina com as condições adequadas, o usuário deve fazer a sua parte. “Todas as instruções de utilização do equipamento devem constar do manual de instrução que acompanha o produto. Os consumidores devem sempre segui-las, no intuito de evitar, por exemplo, choques elétricos ou mau uso”, comenta Antonio Luis Francisco (PJ), diretor geral da JactoClean – empresa que fabrica lavadoras de alta pressão e outras soluções para serviços de limpeza.

As lavadoras de alta pressão e outros equipamentos devem tornar simples e rápida a limpeza de áreas externas e economizar água. Mas, algumas recomendações de segurança são de grande importância para a pessoa que irá executar o serviço. Confira abaixo 10 dicas da JactoClean:

1. Antes de ligar o equipamento, certifique-se de que a rede elétrica local é compatível com a tensão (voltagem) especificada no produto;

2. Em hipótese alguma elimine o pino de aterramento do plugue. Conecte o equipamento somente em tomadas devidamente aterradas. Na dúvida, consulte um eletricista;

3. Ao usar uma extensão elétrica, certifique-se de que a mesma tem o sistema de aterramento, se é compatível (bitola) com o equipamento e se a construção é à prova d’água;

4. Sempre utilize calçado com sola de borracha ou outro material isolante elétrico e não toque o plugue ou a tomada se estiver com os pés ou mãos molhados; e mantenha todas as conexões elétricas enxutas;

5. Observe se a mangueira não está dobrada ou em contato com superfícies cortantes.

6. Não mova a lavadora de alta pressão arrastando-a pelo cabo elétrico ou pela mangueira;

7. Jamais direcione o jato de água para si próprio, outras pessoas ou animais;

8. Não permita que crianças façam uso do equipamento;

9. Ao final de cada utilização, desligue o interruptor do equipamento, aperte o gatilho para retirar a pressão armazenada na lavadora e só depois desconecte o cabo elétrico da tomada.

10. Jamais altere as características técnicas do produto ou utilize peças ou componentes que não sejam originais do fabricante.


JactoClean
Telefone: (14) 3405.3032 - SAC: 0800-131513
[email protected]
www.jactoclean.com.br

Informações para imprensa:
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - [email protected]
Regiane Damasceno: (11) 99527.6601 – 3562.5555 – [email protected]


Participe e comente