Em certos locais de trabalho, os trabalhadores acabam sendo expostos a determinados riscos, principalmente quando desenvolvem atividades de alto grau de periculosidade.

Para que eles tenham mais proteção, é preciso que as empresas cumpram algumas exigências de segurança do trabalho, e uma dessas exigências é a expedição do laudo de periculosidade, conforme NR 16 , item 16.3.

O laudo é um documento obrigatório para todas as empresas e indústrias que tenham empregados desempenhando atividades de risco, como as que necessitem de contato permanente com explosivos ou produtos inflamáveis, eletricidade, roubo, outras espécies de violência física, atividade perigosa em motocicleta, radiações ionizantes nas atividades desenvolvidas.

O laudo tem o intuito de concluir se há ou não periculosidade nos diversos locais de trabalho. O documento também é uma forma eficaz de identificar todos os riscos reais e potenciais do ambiente laboral, de modo que todas as providências possam ser tomadas para amenizar ou eliminar tais riscos, possibilitando a prevenção de acidentes.

Como é avaliada a periculosidade no ambiente de trabalho

A Avaliação de periculosidade de uma atividade ou de um ambiente laboral dependem dos variados riscos que eles oferecem ao trabalhador. Por sua vez, esses riscos são analisados de forma qualitativa, sendo classificados posteriormente, de acordo com as normas de segurança de trabalho.

O laudo de periculosidade é realmente importante?

Toda empresa que cumpre corretamente as normas de segurança do trabalho deve se preocupar em elaborar o laudo de periculosidade, seja com o apoio de uma equipe interna, ou contratando os serviços de uma empresa especializada e qualificada, como é o caso da Vendrame - Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente.

O laudo auxilia na prevenção de incidentes por meio da identificação de riscos e da identificação de melhoria de processos, materiais e equipamentos adequados para utilização em áreas consideradas perigosas (classificação de áreas) e outros. Dessa forma, o documento atua na prevenção de condições inseguras, considerando que os perigos e riscos envolvidos nas atividades perigosas sejam reconhecidos e solucionados da maneira correta. Conheça os serviços da Vendrame - Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente!


Especializada em Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional e Meio Ambiente, a Vendrame oferece aos nossos clientes Serviços de Engenharia, Assistência Técnica em Perícias, Medicina Ocupacional, além de Cursos e Treinamentos, capacitando os profissionais por meio de formação e reciclagem.

Entre em contato com a Vendrame e confira nossa excelência em atendimento!



Website: https://www.vendrame.com.br/

Participe e comente