Tecnológica por natureza e empreendedora, a Geração Z (iGeneration) – formada pelos nascidos a partir da década de 1990, que não conheceram o mundo sem internet – está chegando à faculdade e ao mercado de trabalho. Esses jovens têm trazido a demanda por cursos longe dos tradicionais Direito e Administração. Além da maior busca por Tecnologia da Informação, por exemplo, em Maringá, houve a abertura de opções nos eixos de produção cultural e design.

Os integrantes da Geração Z chegam à faculdade com projetos já caminhando e seu trajeto pelo conhecimento não parte do zero. Assim, a experiência no Ensino Superior é de aprimoramento, como aponta o coordenador de graduação na Faculdade Eficaz, Renato Bitencourt da Silva.

"Eles vêm com uma boa bagagem, são muito empolgados. Procuram projetos e trazem projetos. Correm atrás de instrutores, comprometidos com o que estão fazendo", explica Silva.

Para o coordenador, a iGeneration busca a autorrealização, assim quer empreender de imediato, lançando rapidamente seus conteúdos em canais. Por isso, a busca por cursos como produção audiovisual, em que se aprende a fazer vídeos de diversos tipos, lida-se com iluminação, áudio, edição etc.

Já o design ganha força em virtude da convivência com uma realidade visualmente apelativa e de conexão nas redes. Nesse curso, os estudantes trabalham com comunicação, imagem e perfil dos clientes para a produção de vários produtos, como logotipos, banners e sites.

Riscos

Mais vocacionados e com menor apreço à rotina, esses jovens deixam a forte mensagem de um trabalho mais pessoal e prazeroso. Porém, ainda na escolha dos cursos, devem tomar cuidado para se adaptar às exigências do mercado.

"Eles acabam, muitas vezes, não conseguindo se desapegar, idealizam demais. Principalmente no começo da carreira, quando o estilo ainda não é aprimorado. Isso pode dificultar. É preciso que eles saibam que serão necessários anos para arrematar um repertório bacana e desenvolver as habilidades interpessoais", aponta o coordenador da Faculdade Eficaz.

Participe e comente