Mais de 150 concursos estão com inscrições abertas no Brasil. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade, com salários que chegam aos R$ 27 mil, no caso de cargos para a área do Direito. Confira no quadro ao lado algumas opções no Paraná e em outros Estados.

Quem deseja ser aprovado em um dos certames abertos, ou está aguardando abertura de editais como o dos Correios, precisa estudar, inevitavelmente,. Mas existe um jeito certo de estudar, segundo o advogado e professor da JF Cursos, Eduardo Augusto Tracz.

Segundo ele, é preciso focar em quatro áreas de conhecimento. Português e Matemática, que são praticamente unanimidade em todas as provas, além de Direito Constitucional e Direito Administrativo. "Em 90% dos concursos há questões que exigem pelo menos uma noção de Direito", diz o professor.

Com dedicação a essas quatro áreas de maneira constante, é preciso dar atenção aos temas considerados mais difíceis. De acordo com o professor, é um erro concentrar os estudos nas áreas cujo candidato tem mais facilidade. A saída é criar um calendário de estudos que contemple todas as disciplinas importantes, mas com mais tempo reservado para os temas que representam dificuldade.

Quanto às disciplinas importantes, não é difícil de identificá-las. Para isso, basta escolher uma "linha" específica. "Se você tem afinidade com o Direito, foque nos tribunais do trabalho, por exemplo", diz o professor. Assim, as disciplinas importantes serão sempre estudadas independentemente do concurso.

Tracz destaca que para quem estuda entre três e quatro horas líquidas por dia, a aprovação costuma chegar dentro de seis meses. Mas é preciso estar preparado para reprovações e não desistir. Na maioria dos casos, a aprovação vem depois de algumas tentativas.

A concentração para os estudos ganha corpo com uma boa convivência familiar e prática de exercícios físicos, segundo o professor. Para quem está começando e não consegue estabelecer rotina, um cursinho pode ajudar, já que há aulas regulares e oferece materiais relevantes.

Participe e comente