Empreendedores que preferem gerenciar seus negócios fora do sistema tradicional precisam estar preparados para responder demandas de mercado com maior eficiência. Quando os quatros amigos se reuniram para formatar o negócio de consultoria em engenharia e arquitetura, queriam algo que tivesse baixo custo e alta eficiência.

Assim nasceu uma empresa para fazer atendimento especializado freelancer. A consultoria atende por demanda, a negociação é direto com os profissionais e com um ano de empresa, o grupo está feliz com os resultados.

Isabela Tamiol está concluindo o curso de Engenharia Civil e faz parte da equipe. A ideia de reunir os jovens profissionais partiu do namorado, Matheus Stein. O grupo anuncia serviços de engenharia e arquitetura para construções, demolições, reformas e regularizações.

"Nós temos esse perfil (empreendedor) e pensamos nisso desde a época da faculdade. Nós não queríamos investir de imediato em uma estrutura grande, escritório, queríamos nos concentrar em formar nossa clientela e está dando muito certo", afirma ela.

O investimento está nos perfis de rede social (Instagram e Facebook) e em manter alguém sempre à disposição para o primeiro atendimento. Além do ambiente próprio nas redes sociais, os profissionais anunciam em páginas de prestação de serviço e gerenciam as redes sociais.

Segundo Isabela, a melhor propaganda é a referência. De cliente em cliente, os amigos estão se consolidando no mercado.

Independentemente do perfil de negócio oferecido, o profissional freelance deve ter em mente que está disputando os mesmos clientes que as empresas. Para se destacar, segundo Kleber Costa, criador da página Bicos, aproveitar a tecnologia é um ótimo começo.

Somente na página que ele gerencia são mais de 1.300 buscas por dia. O especialista recomenda oferecer no máximo três tipos de serviço (fazer menos para fazer bem feito), ter uma boa apresentação de si e do trabalho, saber lidar com todo o tipo de cliente, pedir feedback para se aprimorar, controlar o caixa e cumprir normas e as legislação (orçamento, recibos e notas). Deste modo a chance de crescer é bem maior.


Participe e comente