Em um mundo tão competitivo e globalizado, onde o candidato precisa estar atento a todas as movimentações do mercado ao mesmo tempo e antes de seus concorrentes, ficou muito comum profissionais encaminharem diversos currículos por dia, às vezes dezenas.

No meio de tantos envios e prospecções perdidas o direcionamento qualitativo foi perdido, dados estatísticos afirmam que o avaliador, enquanto está com seu currículo em mãos, decide em um prazo de até seis segundos ter interesse em seguir lendo ou seguir para o próximo, ou seja, na mesma velocidade que o candidato encaminha currículos, os avaliadores se adaptam à nova realidade de receber centenas ou milhares de currículos em sua caixa de entrada.

Mas e a carta de apresentação, aonde entra nisso tudo? O objetivo da carta é trazer a personalização e chamar a atenção do avaliador para o currículo.

Documento

A carta de apresentação deve estar sempre - e necessariamente - datada e destinada a alguém. Deve-se iniciar a carta dizendo: Aos cuidados do Senhor João gerente de RH da empresa tal. Também é importante fazer referência à vaga buscada e anunciada, ou seja, a carta de apresentação sempre vai de encontro a uma intenção em uma vaga de emprego específica.

Outra questão fundamental é apresentar paralelamente aos pré-requisitos anunciados as qualificações e experiências profissionais resumidamente. Se foi pedido conhecimento na ferramenta SAP e você já atuou com o sistema por alguns anos, coloque. Essas explicações devem ter no máximo umas 20 linhas, para que não se torne em hipótese alguma um resumo curricular, três parágrafos é o limite, e não deixe de assinar o documento.

A carta deve ser utilizada como uma oportunidade rápida de o candidato chamar a atenção do recrutador ao seu currículo, no meio na multidão. Deve funcionar como se o próprio candidato dissesse ao recrutados: Você deveria me dar mais que seis segundos do seu tempo, pois... Também deve mostrar o porquê o recrutador deveria contratar ou, minimamente, convidar para uma entrevista.


Participe e comente