• Bancos de currículo online ampliam as oportunidades

  • Fernanda Bertola

 

João Paulo Santos

EMPREGO A UM CLIQUE DE DISTÂNCIA. Aumente as chances de ser visto por um potencial empregador e concorrer a vagas que você desconhece. Há centenas de opções na internet. O portal Odiario.com oferece o serviço gratuitamente

 

Em mundo cada vez mais conectado à internet e adepto da tecnologia, as empresas têm aproveitado para disponibilizar vagas na rede e atingir um maior número de potenciais candidatos. Do outro lado, quem procura emprego não precisa mais bater de porta em porta com o currículo debaixo do braço. Bastam poucos cliques para disponibilizar o documento na web e atingir o maior número possível de contratantes.

Notícias Relacionadas



De olho nesses candidatos é que as empresas estão criando campos nos próprios sites. O objetivo é criar um banco de currículos online para agilizar o processo de recrutamento. O próprio odiario.com tem um campo para cadastro de currículos e um de busca por vagas de empregos - serviço gratuito (empregos.odiario.com). Na última sexta-feira, haviam mais de 200 vagas em aberto. Há sites que mantêm um banco para várias empresas cadastradas, além de entidades que reúnem organizações dos mesmos segmentos. Uma delas é a Software by Maringá (SbM), que congrega as empresas de Desenvolvimento de Software da cidade e região.

O presidente da entidade, Edney Marcos Mossambani, explica que no site da Software by Maringá existe uma dinâmica com duas ações. Interessados em trabalhar na área de Tecnologia da Informação (TI) podem entrar no site e manifestar interesse em determinada vaga. "Quando a pessoa entra no site e cadastra o currículo, também tem a opção de enviar para todas as empresas cadastradas".

O currículo do candidato permanece no sistema por 30 dias – o candidato recebe um email no final desse prazo, para que demonstre interesse em continuar no banco. O candidato também tem a possibilidade de atualizar o currículo. Mossambani esclarece que esse período em que o currículo fica online permite que se o contratante não se interessar por certo candidato em um determinado dia, pode recrutá-lo posteriormente.

Ele lembra que o gerenciamento de currículos era - e é - um grande desafio para as empresas, que recebem muitos deles. Uma análise dos currículos de papel leva tempo. Já na plataforma online, é possível filtrar o profissional pela sua qualificação. Ele acredita que esse recurso deverá substituir o sistema tradicional, justamento porque o sistema de triagem é facilitado. "Depois, cada empresa aplica seu processo de seleção, que no caso das empresas de TI são semelhantes porque as empresas trocam suas práticas", diz. Hoje, existem mais de 150 vagas disponíveis no site da Software by Maringá. Há vagas não só para profissionais de TI, mas também no setor administrativo, de recepção, secretaria, entre outras.

Rafaela Campos, diretora da Strada Soluções, conta que sempre utilizou meios online para buscar candidatos. Segundo ela, é importante falar a língua dos profissionais que a empresa precisa, que são os ligados à área de tecnologia. "Mas até as profissões mais offline têm oportunidade na internet", diz. Ela garante que o custo do processo é reduzido e atinge muito mais pessoas.

O programador web Bruno Aleixo Cavalcante, de 27 anos, comemora a vaga de trabalho que conquistou, há quatro meses, depois de cadastrar seu currículo em um banco na internet. Esse foi o primeiro emprego que ele conseguiu dessa maneira. "Em menos de uma semana fui chamado pela empresa", afirma.

Ele conta que sempre acompanhou o mercado pela internet, para entender as necessidades das empresas. Dessa forma surgiu a oportunidade de enviar um currículo online. "É possível fazer uma análise melhor da empresa, do que ficar na rua correndo atrás, além do conforto de poder fazer tudo de casa. Acredito também que seja vantagem para pessoas que moram em outras cidades e Estados", diz.

FUJA DOS CHAVÕES
LinkedIn listou as palavras mais usadas em currículo:
Responsável
Estratégico
Criativo
Eficiente
Paciente
Especialista
Organizacional
Motivado
Inovador
Analítico

Veja também

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 7
  • 16
  • 33
  • 42
  • 50
  • 58

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - odiario.com é um parceiro do IG Regionais.