Uma doença comum que afeta os joelhos e desgasta a cartilagem é conhecida como artrose, um processo de desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, causando dor e desconforto.
Segundo o Dr. Pedro Baches Jorge, ortopedista e diretor clínico da SO.U Ortopedia, “a doença está cada vez mais afetando a saúde da população e os fatores preponderantes para o desenvolvimento estão ligados ao excesso de peso (que aumenta a pressão nas articulações), envelhecimento, exercícios que exigem impactos repetitivos (comum em jogadores de futebol, tênis e vôlei), hereditariedade, traumas (lesões no joelho) e outras doenças, como o tabagismo”.
A artrose acomete, geralmente, pessoas com mais de 65 anos e mulheres, que apresentam estrutura óssea mais fraca em comparação ao sexo masculino.

Os sintomas da doença iniciam com o cansaço e inflamação nos joelhos. “A dor é o primeiro sinal e que se acentua com a atividade física como subir ou descer escadas e praticar esportes com impacto” ressalta Dr. Pedro Baches.
O inchaço é o segundo sintoma conhecido pelo processo inflamatório da membrana que recobre a articulação do joelho. E a perda progressiva do movimento, impedindo o paciente de andar, pode ser mais um sinal de que há uma deformidade do membro inferior, caracterizando assim o terceiro sintoma.

Diagnóstico
O diagnóstico da artrose é feito através da avaliação clínica individualizada de cada paciente, além de exames como a radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom. A união da avaliação clínica especializada e alguns exames de imagem são indispensáveis para o diagnóstico preciso da doença.


O tratamento da artrose tem como objetivo aliviar a dor, o inchaço e a dificuldade em andar. Em alguns casos é necessária a intervenção cirúrgica. Já a recuperação poderá ser feita com fisioterapia e hidroterapia.
Existe muito a ser feito em termos de tratamento clínico no que diz respeito ao controle da dor e da evolução da doença. Por isso é extremamente necessário o acompanhamento profissional desde o início dos sintomas

Prevenção
Para prevenir a artrose é necessário adotar hábitos saudáveis e qualidade de vida, com uma alimentação balanceada, controlando o peso que evita a sobrecarga nos joelhos e praticando exercícios que contribuem para a prevenção da doença, como caminhada, natação, ginástica e andar de bicicleta, por exemplo.
Acompanhamento profissional especializado é indispensável

Sobre o Dr. Pedro Baches Jorge
O Dr. Pedro Baches Jorge é formado em medicina pela Santa Casa de São Paulo. Possui especialização em ortopedia pela Santa Casa de São Paulo, especialização em oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo e especialização em cirurgia do joelho, medicina esportiva e artroscopia pelo Instituto Cohen. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e Membro Fundador do Núcleo de medicina esportiva do Hospital Sírio Libanês, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, membro titular da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica e membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Também é diretor clínico da SO.U Ortopedia.

CLÍNICA SO.U ORTOPEDIA
Com uma equipe altamente qualificada formada por ortopedistas e traumatologistas, médicos do esporte e fisioterapeutas, a SO.U oferece aos seus pacientes atendimento humanizado e personalizado. Seus 3 centros, localizados na cidade de São Paulo, possuem altíssima tecnologia de saúde e sua equipe é formada por profissionais capacitados e experientes. A Clínica oferece atendimento especializado nas áreas de coluna, joelho, ombro e cotovelo, oncologia ortopédica, pé e tornozelo, punho e mão, quadril e um centro de medicina do esporte. Preparada para realizar atendimento clínico e reabilitar pacientes com lesões ortopédicas, traumatológicas e lesões esportivas, a SO.U tem como missão prevenir, tratar e reabilitar os pacientes de forma eficaz e responsável.

Divulgação: Rojas Comunicação
(11) 3675-4940 / (11) 98973-0018

Participe e comente