Piscinas sem manutenção adequada abrigam uma série de bactérias que podem estragar a sua diversão. O contato do banhista com a água contaminada, pode ocasionar diversas doenças causadas por estas bactérias que se aproveitam da falta de produtos químicos para se proliferarem. Uma indicação que a piscina não está em boa condição de uso é a água turva, mas a boa aparência não exclui a possibilidade de contaminação. Somente o uso de bons produtos como o cloro, pode manter o local saudável para banhos. O prejuízo com uma piscina malcuidada pode superar o valor gasto para a sua manutenção. Para que você não corra esse risco, a Lanomar Piscinas listou as principais doenças transmitidas em piscinas e como fugir delas.

Diarreia
Os vírus e bactérias que causam a diarreia podem ser transmitidos através da água, se a pessoa esteve ou está doente pode acabar contaminando a piscina, que se não tiver com os níveis adequados de cloro irá proliferar a doença. O ideal é que antes de entrar na piscina, todos se lavem nas duchas, eliminando o máximo de bactérias possíveis.

Otite
Inflamação no ouvido e na orelha ocasionada pela entrada de água dentro do canal auditivo. A doença, caracterizada por forte coceira e dores, pode ser evitada secando bem o ouvido após a entrada na piscina.

Conjuntivite
Entre as mais comuns doenças transmitidas em piscinas, esta infecção do globo ocular é bastante contagiosa. Pode ser causada por microrganismos ou até pelo excesso de cloro na água. Lave as mãos ao sair da piscina, evite esfregar os olhos e não compartilhe toalhas de banho ou óculos de sol.

Candidíase inguinal
Causada pela proliferação de fungos, esta micose se manifesta normalmente em locais úmidos como a virilha. Evite a utilização de biquínis molhados por muito tempo, seque bem o corpo e se desejar utilize talco antifúngico.

Molusco contagioso
Caracterizada por pequenas verrugas na pele, essa doença é mais comum em crianças ou adultos com baixa imunidade. É transmitida pelo contato com pessoas ou objetos contaminados. Leve suas coisas para piscina, evite o compartilhamento de objetos pessoais.

Participe e comente