Visualmente, lembra uma mala de mão, daquelas que levamos nas viagens. Porém é um poderoso acessório fitness. O sand bag é utilizado cada vez mais para treinos de força resistência e potência. Capaz de gerar bons resultados, este apetrecho não trabalha apenas um músculo específico assim como as máquinas das academias, mas sim o corpo como um todo. Está cansado dos mesmos exercícios e quer inovar na hora dos treinos? Conheça mais sobre os sand bags.

Os sand bags nada mais são do que sacos de areia, um equipamento utilizado há diversos anos no treinamento de atletas, principalmente lutadores. De acordo com a Slade Fitness , além de ter baixo custo e ser incrivelmente versátil, este item é ideal para treinos com cargas instáveis e exercícios desafiadores. “Utilizar este equipamento em casa, é uma ótima oportunidade de desenvolver a sua força, estabilidade e equilíbrio muscular sem ter de pagar uma mensalidade nas academias”, explica.

Existem diversas possibilidades para inserir o sand bag nos seus treinos, a melhor opção é fazer substituições. Faça os seus exercícios regulares e ao invés de usar os tradicionais halteres ou máquinas, insira os sacos de areia. No começo é normal que a carga diminua, não se assuste, isto faz parte do desafio de utilizar estes itens para se exercitar. Não corra o risco de se machucar, respeite seus limites de carga. De acordo com os especialistas, iniciantes deve carregar até 5 kg, intermediários até 10kg e avançados até 20kg.

O princípio fundamental do treino com sacos de areia é que o peso pode mover-se durante todo o exercício, forçando o corpo a se estabilizar. O sand bag não é ergonomicamente projetado para se tornar mais fácil para levantar, você precisa dar duro em cada repetição. Este tipo de movimento se assemelha aos que executamos diariamente, pois na vida real a maioria dos itens não são projetados para facilitar o transporte. A vantagem é que dá para trabalhar o corpo todo usando uma única ferramenta. Membros superiores, inferiores e abdômen, são utilizados e tonificados durante as sessões de exercícios.

Completo, o treino com sand bag garante aos praticantes proporciona condicionamento cardiovascular, hipertrofia e definição muscular, além de ajudar no emagrecimento. Com a grande necessidade de movimento e o trabalho extra realizado pelos músculos, o gasto calórico é alto, em meia hora de exercício você pode queimar até 500 calorias. A instabilidade dos sacos de areia, te ajudam a melhorar o seu equilíbrio já que o corpo procura novas maneiras de se estabilizar. Além de eficiente, os sand bags ainda tornam as atividades físicas mais divertidas.

Participe e comente