A Associação Maringaense de Amigos do Centro de Apoio Pedagógico (Amacap) vai representar Maringá no Campeonato Regional Sul de Goalball, que será realizado a partir desta sexta-feira (21), em Maringá.

A competição que prossegue até domingo (23) vai contar com a participação de oito equipes masculinas e quatro femininas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Amacap, que ficou em 3º lugar no campeonato no ano anterior, treinou forte para tentar buscar o troféu de campeão da categoria masculina.

"Estamos com expectativa grande, ainda mais pela competição ser realizada em casa. Os treinos foram bem direcionados, buscamos corrigir algumas falhas e os atletas estão empenhados", contou a técnica do time, Rosimeire Ferreira dos Santos.

"A maior dificuldade no jogo é a concentração. Precisamos ficar muito atentos para ouvir a bola e tentar adivinhar onde o adversário vai arremessá-la", explicou um dos integrantes da equipe, Ricardo Alexandre Vieira.

Mais uma equipe também representará Maringá na competição, a Associação dos Deficientes Visuais de Maringá (Adevimar).

Jogos

Na sexta-feira os jogos vão acontecer das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h40. No sábado serão das 8h30 às 12h40 e das 15h até as 18h20. No domingo haverá jogos no período das 8h30 às 10h30. A entrada no Centro Esportivo do Jardim Alvorada será gratuita.

Goalball ou Golbol

O objetivo desse esporte é arremessar a bola com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas. A sua percepção é pelo tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para o uso da audição e, assim, os jogadores podem saber em que direção a bola está indo. É um jogo que precisa de muita concentração e, por isso, o silêncio da torcida e da equipe é de extrema importância.

Foto: divulgação Amacap


Participe e comente