Em meio a tanta desconfiança sobre o que é verdade e o que é mentira na internet, principalmente no que diz respeito a informações sobre saúde e bem estar, o canal e comunidade Parkinson Hoje (www.parkinsonhoje.com.br) foi lançado em março de 2017 com a missão de oferecer conteúdos confiáveis sobre a doença de Parkinson, que atinge mais de 200 mil pessoas no Brasil.

Com blog e canais no Facebook (www.facebook.com/parkinsonhoje) e YouTube (www.youtube.com/parkinsonhoje), Parkinson Hoje é produzido por uma equipe de jornalistas especializados em saúde sob a orientação técnica direta de médicos e profissionais especializados na doença de Parkinson e assuntos relacionados. O canal preza pela qualidade do conteúdo, utilizando apenas fontes reconhecidas pela classe médica e científica pelo rigor no trato das informações.

A missão do canal Parkinson Hoje

O propósito do canal Parkinson Hoje é responder aos principais questionamentos sobre a doença, dar dicas, divulgar recursos que possam ajudar pacientes e, sobretudo, mostrar alternativas para se ter mais qualidade de vida e autonomia. A iniciativa tem uma visão de esperança e otimismo em relação aos novos avanços da medicina nessa área e, acima de tudo, respeita os fatos.

Parkinson Hoje fala diretamente para quem tem a doença e para todos que convivem com ela, como cuidadores, parentes, amigos e profissionais de saúde. Em muitos casos, aprender sobre o Parkinson pode ser a ajuda mais valiosa que pode ser dada a um doente. O acesso a informações relevantes e embasadas cientificamente é o caminho mais curto para uma vida plena, para quem tem Parkinson e para quem vive perto dele.

O canal já abordou novos tratamentos, mostrou aplicativos para smartphones, apresentou dicas para aumentar a segurança e o bem-estar e trouxe as novidades no campo da pesquisa.

A comunidade Parkinson Hoje

Um dos principais objetivos do canal Parkinson Hoje é criar um ambiente online em que pacientes, familiares, amigos, profissionais médicos e cuidadores possam trocar experiências, discutir os mais recentes avanços, pesquisas e se informar com conteúdo confiável e prático.

Em pouco mais de três meses já são mais de 10 mil pessoas que seguem o canal pelo blog e por suas páginas no Facebook e YouTube. Para participar da discussão é só visitar a comunidade no Facebook em www.facebook.com/parkinsonhoje.

Conteúdo e informação de qualidade no canal Parkinson Hoje

O conteúdo de Parkinson Hoje pode ser encontrado nos seguintes formatos:

1) Cartilhas Parkinson Hoje: o canal divulga mensalmente cartilhas abordando temas de interesse do paciente, como segurança, direitos e como estar no comando da doença. As seguintes cartilhas já estão disponíveis para consulta em formato PDF e podem também ser baixadas e impressas:

-Como reconhecer os 10 sinais iniciais da doença de Parkinson
www.erichfonoff.com.br/cartilha-sinais-iniciais-do-parkinson

-Aprenda como manter a sua casa segura
www.erichfonoff.com.br/parkinson-pdf-casa-segura

2) Vídeos Parkinson Hoje: em uma série de vídeos publicamos semanalmente no nosso canal no YouTube, profissionais médicos respondem algumas das principais dúvidas sobre a doença de Parkinson. Abordamos questões como o diagnóstico, tratamento e sintomas da doença. Confira alguns dos vídeos já publicados:

-Dr. Erich Fonoff responde: Em que idade a doença de Parkinson é mais comum?
https://www.youtube.com/watch?v=mgxT67W3BlQ&t=7s

-Quais são os sinais iniciais da doença de Parkinson?
https://www.youtube.com/watch?v=fCHA6ax93PE

-Existe cura para a doença de Parkinson?
https://www.youtube.com/watch?v=Ix61jirUTQQ&t=1s

3) Blog Parkinson Hoje: notícias e pesquisas sobre a doença são repercutidas e informações gerais sobre o Parkinson são divulgadas semanalmente. Alguns dos principais conteúdos disponíveis:

-Como reconhecer os estágios do Parkinson
www.erichfonoff.com.br/estagios-do-parkinson

-Como dormir bem com Parkinson
www.erichfonoff.com.br/como-dormir-bem-com-parkinson

-Todo tremor é Parkinson?
www.erichfonoff.com.br/tremor-de-parkinson

-Aplicativos para facilitar a rotina do Parkinsoniano
www.erichfonoff.com.br/aplicativos-para-facilitar-a-rotina-do-parkinsoniano

Canal em conformidade com as normas do Conselho Federal de Medicina

Parkinson Hoje é um canal informativo produzido pela Medialogue Digital (www.medialogue.com.br) com direção técnica de médicos especialistas na doença de Parkinson.

O conteúdo disponível no canal Parkinson Hoje não se destina a substituir orientações médicas, diagnósticos, tratamentos ou qualquer aconselhamento dado por profissionais qualificados sob qualquer circunstância. O leitor não deve se basear nas informações fornecidas no canal Parkinson Hoje para elaborar um diagnóstico ou conduzir um tratamento. A palavra final é sempre do médico. Nunca desconsidere ou postergue a busca pela opinião de um médico baseado em conteúdos consultados neste ou em qualquer outro canal que divulgue informações de saúde.

O canal Parkinson Hoje tem caráter exclusivo de esclarecimento e educação à sociedade e é produzido de acordo com as normas da resolução CFM Nº 1.974/2011.

Participe e comente