O IMSC (Ituano Motor Sport Clube) e a Prefeitura Municipal de Araçariguama anunciaram nesta semana a construção de um novo autódromo internacional no município, considerado a “porta do interior” e distante cerca de 60 km de São Paulo capital pela Rodovia Castello Branco.

O projeto, segundo Eduardo Gliorio Gozzano, presidente do IMSC, chega para suprir a falta de pistas profissionais para prática do automobilismo no Brasil. Além disso, segundo Gozzano, a expectativa é a de que o novo autódromo esteja preparado para receber tanto competições nacionais, como também grandes eventos internacionais.

“Como o futebol, o automobilismo mora no coração dos brasileiros. Juntamente com o futebol, foi o esporte que mais nos deu projeção através de grandes pilotos, como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubinho Barrichello, entre outros”, destaca. “Sendo assim, não restam dúvidas que, mesmo antes de iniciarem as obras, estaremos diante de um projeto de grande sucesso.”

Estrutura

Planejado para um espaço multiuso, o projeto novo autódromo internacional de Araçariguama contempla não somente uma pista com até 8 metros de comprimento, construída nos padrões exigidos internacionalmente, como também áreas e estruturas para a prática de outras atividades e competições “sobre rodas”, como kart, Stock Car, Fórmula Truck, campeonatos de arrancada, velocidade sobre terra etc. Está prevista a construção de arquibancada com 10 mil lugares fixos e cobertos, estacionamento para até 5 mil vagas, 50 vagas para caminhões e trailers das equipes, padoque com capacidade para até 2 mil pessoas e 40 boxes (10 metros de frente, e 20 metros de profundidade).

Também há previsão de um espaço para shows e, ainda, a construção de uma Universidade do Automobilismo, com cursos de extensão à distância e presenciais para Diretores de Provas, Sinalizadores, Cronometristas, Socorristas, Preparadores de Motores, cursos de pós-graduação em Jornalismo, Fotografia, Engenharia, Advocacia, entre outras atividades profissionais do universo automobilístico.

A área total do empreendimento deve abranger 1 milhão de m2.

“Nossa região é conhecida pela geração de empregos e pelo potencial industrial. Foi justamente nesse eixo que traçamos as diretrizes para nosso projeto, uma vez que temos empresas ligadas ao ramo automobilístico instaladas muito próximas de nossa cidade, como a Toyota de Sorocaba e Indaiatuba, a GM de Indaiatuba, a Filtros MANN, Kia Motors em Itu, Termoid em Salto, Chery Veículos também em Salto, e várias outras multinacionais”, disse a Prefeita de Araçariguama, Lili Aymar.

Outros projetos que complementam a infraestrutura do novo autódromo abrangem:

• Torre de Cronometragem de 10x10 metros
• Sala de Imprensa
• Sala de Comissários Desportivos e para Secretaria de Provas
• Área de Pesagem e Abastecimento
• Ambulatório de 100 m2
• Bilheterias
• Dois restaurantes e quatro lanchonetes
• Dois hotéis
• Heliponto e heliporto

Participe e comente