Entrou em vigor, a partir das 16 horas desta sexta-feira (4), a restrição de tráfego de veículos longos nas rodovias federais de todo o país. Esses veículos estarão proibidos de trafegar durante os períodos em que serão realizadas operações nas estradas e nos feriados nacionais no decorrer de 2011. A proibição é válida apenas para trechos com pista única e as combinações de veículos com até duas unidades; caminhão reboque e um semireboque estão isentos da restrição.

:NoticiasRelacionadas:

As restrições são válidas para Combinações de Veículos de Carga (bitrens e treminhões), Combinações de Transporte de Veículos (carretas que transportam veículos, popularmente conhecidas como "cegonhas") e Cargas Paletizadas (carretas com cargas e carrocerias com largura ou comprimento fora das dimensões).

Neste feriado prolongado de Carnaval – o primeiro em que a restrição começou a valer – os veículos longos não poderão trafegar até às 22 horas desta sexta-feira, e também nos seguintes dias e horários:

Sábado (5), as 6 às 12 horas;

Terça-feira (8) das 16 às 22 horas;

Quarta-feira (9) das 6 às 12 horas.

A proibição de tráfego consta na Portaria 001 da Coordenação Geral de Operações do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi publicada na edição de 23 de fevereiro de 2011 no Diário Oficial da União.

O descumprimento da restrição constitui infração de trânsito de natureza grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e o valor da penalidade é de R$ 127,69 além de cinco pontos na Carteira de Habilitação. O veículo ficará retido e só liberado após o horário da restrição.


 

VEJA TAMBÉM


Participe e comente