Quem não gosta de começar um novo ano com tudo renovado, inclusive o visual da casa? Com o fim do Carnaval, chegou o momento do "agora ou nunca" para quem quer repaginar os ambientes com as tendências em decoração para 2017.

Entre as cores, o verde é o tom da vez. Batizada pela Pantone de Greenery, a cor de 2017 é uma mistura de tons de verde, que trazem vida aos ambientes. "O verde esse ano vai com tudo, especialmente para quem tem perfil mais arrojado. A cor pode aparecer em tecidos jogados sobre o sofá, em, móveis, objetos. Só é preciso ter cuidado para não pesar", diz a designer de interiores da Decor Store, Cristiane Dal Prá.

Outro tom que promete fazer sucesso esse ano é o azul, além do magenta e do Rose Quartz, este último eleito pela Pantone como uma das cores de 2016 e que deve continuar, apesar de ter perdido força.

Já entre as cores neutras, na maioria das vezes base de toda a decoração, estão o ocre e o cinza que, segundo Cristiane, é o novo preto. "Para quem tem medo de arriscar, o cinza é uma ótima opção para compor", diz.

"Aposte na mistura com almofadas. Animais, formas geométricas e frases para as estampas são boas opções", acrescenta.

Faça você mesmo

Os objetos mais vistos em decorações, segundo as tendências para 2017, serão os artesanais. Crochê, mesas com materiais reaproveitados, latões e patchwork, por exemplo, ajudam a criar uma atmosfera mais intimista.

"Até então se fugiu muito do artesanal, mas esse ano vem com tudo. E a ideia do reutilizado também vem bem forte", ressalta a designer.

De acordo com ela, ainda é difícil encontrar uma grande variedade de produtos artesanais para comprar em lojas, mas o serviço sob encomenda é comum. "Vale a pena ter um item feito com as próprias mãos para fortalecer o clima mais intimista", sugere a profissional.

Vasinhos com plantas naturais ajudam a criar um clima mais aconchegante, característica da moda casa em 2017. Para conseguir esse efeito, Cristiane recomenda o uso de espécies pequenas, como as suculentas.

Paredes
Azulejos geométricos, tanto na cozinha quanto em outros ambientes, serão boas pedidas para o ano do Galo de Fogo que, segundo o horóscopo chinês, deverá ser cheio de ações inovadoras.

A geometria pode aparecer também nos papéis de parede, que podem, ainda, ser metalizados – destaque para os que penderem para o tom bronze ou dourado.

Os tijolinhos à vista também são uma opção interessante para 2017, já que a ideia do rústico se soma perfeitamente ao uso de materiais reutilizados e artesanais.

Cristiane lembra que, se uma parede de tijolos à mostra for inviável, há papéis de parede que cumprem bem a missão de criar o mesmo efeito.

Quem não for mexer na cor ou revestimento pode apostar nos objetos para dar cara nova às paredes. Para o quarto, por exemplo, Cristiane indica cabeceiras de cama chamativas. "Acolchoadas, em veludo, cetim, brilho. Um estilo mais sofisticado de cabeceira deixa o quarto bem atual para 2017".

GALERIA
Monte uma galeria – tendência que vem de outros anos e adentra 2017 – com as dicas de Roberta Branco, sócia da Casa & Parede:
3 Separe alguns papéis para montar o leiaute da galeria. Neles, marque com lápis as medidas dos quadros que você vai utilizar;
3 Recorte as marcações;
3 Crie a disposição que mais agradar. Uma dica é apostar em tamanhos de quadros diferentes;
3Com uma fita crepe, cole os moldes na parede para simular a galeria e testar a disposição;
3 Depois, é só fixar os quadros.


TENDÊNCIA. Designer de interiores Cristiane Dal Prá, na Decor Store: objetos de metal caem bem na decoração de casa, diz ela. —FOTO: JC FRAGOSO

Participe e comente