Corretores de imóveis celebram hoje 55 anos de regulamentação da profissão. As comemorações pelo País são coordenadas pelo Sistema Cofeci-Creci, composto por um Conselho Federal e Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis.

Uma das lutas da classe, cuja profissão é uma das 68 regulamentadas, num universo de 2.638 reconhecidas no Brasil, é pela conscientização dos consumidores sobre a importância de contar com assessoria especializada na hora de comprar.

De acordo com a delegada do Creci-PR em Maringá, Marisa Marutaka, diretora do Grupo Massaru, o profissional credenciado pelo Creci, em razão de estudos e experiência, é capacitado a realizar uma avaliação adequada do imóvel e a alertar tanto comprador quanto vendedor sobre expectativas irreais. Também está apto a auxiliar em todo o processo burocrático, com conhecimento sobre documentação e financiamento. Além de atuar na realização do sonho da casa própria, também pode assessorar investimentos. "Reunimos informações sobre a transação, que na maioria das vezes o cliente não tem acesso. ", diz Marisa.

Contratar um corretor de imóveis credenciado, além de reduzir as chances de um mau negócio, evita riscos de golpes financeiros e até possíveis ameaças físicas.

"Uma visita acompanhada por um corretor traz segurança para quem vai visitar um imóvel, bem como para quem abre as portas", acrescenta.

Participe e comente