Trazer a madeira para decoração é garantir que o ambiente se torne mais aconchegante. Como móveis ou revestimentos em madeira natural custam caro, uma solução é investir em alguns objetos que, sozinhos, já dão conta de transformar o espaço.

"O ser humano convive bem com animais, vegetação, madeira. Tudo que nos leva ao externo traz aconchego", diz o designer de interiores e professor da Unicesumar, Lucas Babetto, que sugere o uso de luminárias ou abajures em madeira como alternativas que não custam tão caro quanto móveis ou revestimentos inteiros.

Outra dica é usar objetos decorativos em marchetaria de madeira. Trata-se de uma técnica de mosaicos feitos com o material que dão vida a vasos, superfícies de mesas e outros.

Já o bambu pode aparecer na decoração de diversas formas: em badejas sobre mesas; em utensílios como escumadeira e colheres, que podem ficar expostos sobre balcões; em um porta-treco para bancadas.

Outra possibilidade são os painéis de bambu ou persianas. "O ambiente pode ter somente a persiana em bambu. Não é tão caro e é uma forma de ter um elemento natural", diz o designer.

Quem quiser apostar em móveis pode garimpar verdadeiros mimos em antiquários. Babetto pontua que um jogo de cadeiras, por exemplo, não precisa ter todas as peças iguais. "Não tem contraindicação quando a madeira é natural. São infinitas possibilidades de combinação."

O designer ressalta que madeira ajuda a melhorar o aspecto acústico da casa, porque absorve ondas sonoras melhor que materiais não naturais.

Se o morador preferir MDF, um material manipulado, vale optar por cores mais próximas das naturais, fugindo, por exemplo, das acinzentadas.


OUSADIA. Na decoração, o bambu pode ser usado de diversas formas e em vários objetos. —DIVULGAÇÃO

Participe e comente