Hoje em dia, a maioria dos imóveis possui ambientes cada vez menores, e por isso na hora de decorar é preciso planejar muito bem o cômodo, buscando o melhor aproveitamento possível.

O ideal é conseguir a sensação de amplitude nos espaços. Pisos e revestimentos fazem toda a diferença, assim como a escolha certa das cores.
E quando o assunto é escolher o piso adequado para sua reforma, podemos dizer que é uma escolha delicada, afinal, a partir do momento em que é instalado pouca coisa pode ser feita para mudar, caso se perceba que a escolha foi equivocada.

Como ampliar o espaço?
Antes de escolher os elementos da décor, é preciso reconhecer seu espaço. Analise a disposição ou mesmo as dimensões dos móveis, se é possível ter mais espaços livres, e como é a luminosidade do ambiente ao longo do dia.

Os detalhes fazem toda a diferença na atmosfera do ambiente, por isso na hora de escolher o piso e o revestimento é preciso se atentar a particularidades, como cor e padrão.

Ambientes com tons claros e neutros aumentam a impressão de frescor, ventilação, e consequentemente parecerão maiores do que realmente são. Dê preferência a pisos e revestimentos em cores claras e, se optar por padrões, prefira os mais neutros.

Outra dica para fazer com que o espaço aparente seja maior é colocar o mesmo piso para ambientes pequenos em todos os cômodos, pois, assim, seu lar ganhará sensação de amplitude graças à falta de demarcação.

Porcelanato
Para ambientes pequenos, o porcelanato é um grande curinga. Ele funciona bem em todos os cômodos, mas é sem dúvidas a melhor opção de pisos e revestimentos para banheiro, cozinha e área de serviço.

Isso porque o porcelanato tem boa resistência contra líquidos e produtos químicos, portanto ideal para esses ambientes em apartamentos pequenos.

As melhores cores para porcelanatos de apartamentos pequenos são os off-white, nudes e cinzas claros. Ao escolher porcelanatos que imitam madeira, prefira os claros.

Laminado de madeira

Já para quem procura por um ambiente mais aconchegante, a melhor escolha é o laminado de madeira. A grande vantagem é o acabamento impermeabilizante. Caso algo respingue no laminado de madeira, uma cobertura protetora protegerá o piso para que a substância não seja absorvida.

Vinílico
Outra opção de acabamentos para ambientes pequenos é o vinílico. Uma das grandes vantagens é boa absorção de som que ele proporciona. Além disso, o vinílico é térmico, oferecendo um ambiente com clima agradável em todas as estações do ano.

Essa é a escolha perfeita para apartamentos pequenos porque oferece texturas e desenhos, combinando com os mais variados estilos de décor.



Participe e comente