O romance entre um casal deve ser constantemente nutrido, durante todos os dias da vida a dois. E a casa tem um papel fundamental neste quesito, pois com ambientações favoráveis e espaços bem organizados, são maiores as possibilidades de ter momentos prazerosos e harmoniosos entre os moradores.

A designer de interiores e psicóloga Fabiana Visacro, especialista em decoração afetiva, revela que a preparação de uma casa para o casal necessita de ambientes e organizações que possibilitem a oportunidade de estarem sempre em sintonia. "É muito importante preparar a casa para que o casal possa se curtir, possa namorar. Para isso é preciso ter uma base tranquila, saber que as coisas estão em seus devidos lugares. Na vida e na casa", afirma.

Individualidade e união

De acordo com Fabiana, ao projetar os ambientes, é preciso levar em conta a individualidade do casal e, ao mesmo tempo, a união entre eles no dia a dia. O banheiro, a cozinha e a sala de estar, por exemplo, devem ser pensados com carinho para que o encontro deles nestes ambientes seja de relaxamento e companheirismo. "Em um dos meus projetos, no banheiro eu coloquei um armário aéreo espelhado, com várias prateleiras internas onde um lado é todo dele e o outro todo dela. O primeiro lugar que o casal se esbarra dentro des casa é dentro do banheiro e, justamente, na hora da correria para ir trabalhar. Assim, já elimina um ponto de estresse. É preciso estar atento a esses detalhes, pois prepara o cliente e favorece esses encontros e momentos entre eles. Até mesmo para os clientes mais práticos, que não costumam ter romantismo no dia a dia", conta.

Quarto do casal

Já em outro projeto, a profissional relata que trabalhou a individualidade de cada um no quarto do casal, colocando um criado mudo específico de cada lado da cama, atendendo às suas necessidades. "Todos os hábitos do cliente são muito importantes de serem entendidos. Um gosta mais de gavetas, o outro prefere prateleiras para guardar os livros que lê na cama. É importante entender os hábitos individuais", pontua Fabiana.

Para o casal que trabalha na mesma profissão, Fabiana Visacro ressalta que o escritório deve ser bem distribuído, para que cada um tenha o seu espaço. "Cada um precisa ter uma estação distinta, com seus armários individuais e, no ambiente, um grande ponto de armazenamento comum para guardar impressora que é para os dois, os documentos da casa, as contas. Em todos os ambientes da casa a gente pode fazer isso", afirma.

Já na cozinha é preciso saber se os dois gostam de estar no ambiente ao mesmo tempo. Saber se os dois cozinham, ou se apenas um fica ao fogão enquanto o outro gosta de estar sentado observando. "É preciso fazer uma disposição que atenda ao casal. Fazer um espaço que seja um momento de prazer e lazer e não um incômodo onde um atrapalhe o outro, se esbarrando. E, o que seria um jantar romântico a dois, acabe causando estresse no casal", pontua.

A profissional observa ainda que um casal precisa de espaços dentro de casa para dividir momentos a dois. Uma casa organizada, possibilidade que os moradores possam pensar neles, em estar juntos e curtirem um belo romance. "É importante ter pontos de armazenamento em todos os cantos da casa, pois precisam ter tudo dentro dos seus devidos lugares para que eles se sintam bem. Seja para assistir filme na sala, com uma ambientação gostosa e um sofá confortável com uma manta, ou um ofurô na varanda com uma mesinha ao lado para que eles possam tomar um café da manhã juntos no fim de semana. Os mínimos detalhes precisam ser bem observados e feitos para o casal se sentir pronto. Em um de meus projetos, por exemplo, o marido me pediu para criar um espaço para bebidas e, ao saber que a esposa dele não bebe, mas adora café, decidi fazer um cantinho de café junto às taças e garrafas. O mobiliário ficou sendo para os dois, da mesma forma", encerra Fabiana Visacro.

///Mão Dupla Comunicação



Participe e comente