• Forro de PVC tem baixo custo

  • Eduardo Alves

Variações de tons e modelos, acabamentos laminados com aspecto muito próximos de madeira, têm feito com que o forro de PVC passe a ocupar espaços em residências que antes eram exclusivos de outros tipos de forros, considerados mais nobres, como o gesso, por exemplo.
O custo mais baixo é outra vantagem competitiva do produto. É o que afirma o arquiteto Marcos Kenji Fujisawa. A rapidez com que é feita a instalação também merece destaque. "Quem não quer trabalhar com lage e opta por utilizar o forro de PVC, ganha no custo da obra, que será mais baixo. Além de ter o forro pronto em um prazo bem mais rápido do que o de um forro de madeira, por exemplo", declara.

Rafael Silva


Mais indústrias passaram a fabricar o produto. Com a concorrência novos modelos chegaram ao mercado

É justamente aqui que o uso de forros de PVC cresce. De acordo com Eduardo Ferreira da Silva, que trabalha com a venda de forros e divisórias, o forro de PVC com aspecto de madeira é uma boa opção para baixar custo, além de ter um visual muito perto da madeira natural.

"Como aumentou o número de empresas fabricantes de forros de PVC, a concorrência faz com que esse tipo de protudo ganhe uma gama maior de modelos. Um deles é o laminado que tem cor e a textura bem próximos da madeira, mas com a vantagem de ser muito mais barato", explica.

O uso do PVC que imita madeira é recomendado para ambientes que ficam expostos à chuva e à umidade. Segundo a arquiteta Adriana Lima, "locais onde não existe maneira de evitar umidade, como saúnas, por exemplo, o uso do PVC é mais indicado. O forro de madeira pode estragar mais facilmente, enquanto o PVC é muito mais resistente", diz.


Externo ou interno?

Por causa da resistência, o forro de PVC é usado em larga escala em áreas externas de edificações, como postos de combustíveis e escolas, mas o uso interno pode ser um recurso do projeto, desde que observadas algumas restrições.

"Esse forro é bem versátil, tendo uso maior em ambientes comerciais, mas nas residências onde se optam por custo mais acessível, o uso do PVC pode ser feito na forração de toda a casa", declara Marcos Kenji.

A ressalva dos arquitetos é em relação ao uso do forro de PVC em ambientes mais decorados. "O PVC não é tão viável na decoração. A própria característica mais firme impede o uso do produto em uma série de acabamentos", explica Adriana.

Nos projetos dela, a arquiteta prefere aproveitar o forro de PVC nas áreas externas da residência, nos beirais e nas partes que ficam mais expostas, como por exemplo os ambientes de churrasqueiras.

"Mesmo que o PVC tenha várias espessuras que se adequam de acordo com cada projeto, o uso como acabamento decorativo nas residências não é tão versátil, quanto outros tipos de forro. O PVC tem uma montagem mais retilínea, o que pode não ser ideal para alguns ambientes com decoração mais sofisticada", explica Eduardo Ferreira da Silva.

Para o arquiteto Marcos Kenji, o formato do forro PVC acaba tendo algumas limitações no uso residencial, mas isso pode ser adaptado de acordo com o projeto. "O formato do PVC é um só, por isso, dificilmente você consegue muitos acabamentos.

Geralmente, o uso em projetos residenciais é feito em áreas de sótão, porque esse material tem uma característica térmica interessante. Mas quem procura um visual bonito com baixo custo pode utilizar o PVC em toda a residência", frisa.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 46
  • 17
  • 5
  • 42
  • 47
  • 8

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.