A Secretaria de Transportes começa a cadastrar, na quinta-feira (7), as solicitações para o benefício do Passe Livre do Estudante durante o ano de 2010. O cadastramento será realizado no segundo piso Terminal Rodoviário Jamil Jossepetti, das 9 às 15 horas, até o dia de 31 de março.

O cartão do Passe Livre é concedido para estudantes matriculados no ensino fundamental, médio ou superior das redes públicas e particular. Para ter direito à utilização do cartão magnético do Passe Livre nos ônibus de transporte coletivo do município o aluno deve residir a uma distância mínima de 1.500 metros da instituição escolar.

O secretário dos Transportes, Walter Guerlles, explica que, a partir desta quinta, o atendimento será somente para quem ainda não conta com o benefício. ¿Este primeiro atendimento é para cadastrar os estudantes que ainda não possuem o cartão magnético. Vale lembrar que os cartões são confeccionados por ordem de chegada, por tanto quem solicitar primeiro vai usufruir o benefício antes¿.

Para se cadastrar o aluno deve portar os seguintes documentos: declaração da matrícula escolar, comprovante de residência, documentos pessoais como carteira de identidade ou certidão de nascimento. Caso seja menor de 18 anos, deve ir acompanhado pelos pais ou responsável. A foto digital do aluno será tirada no ato da entrega dos documentos, sem custo.

Recarga
Os alunos que não entregaram os cartões no último dia de aula, na instituição de ensino onde estudam, devem solicitar sua recarga a partir do dia 14 de janeiro também no segundo piso da rodoviária. Para obter a recarga basta levar o cartão magnético e a declaração de matrícula original. Em caso de mudança de endereço, é preciso levar uma fotocópia de comprovante de residência, declaração de matrícula, além da possível necessidade de alteração da linha do transporte coletivo, que é definida pelo aluno.

O secretário faz um alerta para o prazo de entrega do cartão. ¿O prazo previsto em lei para a confecção e entrega dos cartões magnéticos é de 30 dias úteis a partir da data de solicitação. Mas trabalhamos para sempre beneficiar o aluno e todos os anos entregamos os cartões antes do prazo, procurando garantir o benefício já no primeiro dia de aula¿, comenta Guerlles.

Participe e comente