O proprietário do leão Ariel tem a intenção de motar um zoológico em Maringá até o início de 2012. Ariel se tornou famoso após aparecer doente em programas televisivos, com problemas de locomoção nas patas traseiras. Ari Marcos Borges da Silva, dono do Canil e Escola Emanuel, possui outros 15 felinos, sendo um leão e 14 tigres.

"O projeto inicial é fazer um zoológico com os felinos. Em dois anos queremos incluir também animais silvestres e exóticos, como onças, pumas, ursos, cobras, macacos, entre outros", afirma.

Conforme Silva, os animais serão adquiridos através de parcerias com biólogos e outras entidades. "Já estamos conversando com vários profissionais, todos gabaritados, para realizar este trabalho", conta.

O zoológico deve ter uma área de aproximadamente 15 hectares. O local e detalhes do parque ainda não foram confirmados. "O projeto arquitetônico e o valor estão sendo concluídos. Temos alguns lugares em mente, mas nada concreto", diz. Após a conclusão do planejamento, o projeto deve ser levado aos órgão de fiscalização ambiental para aprovação.

Os recursos para a construção do zoológico devem vir de parcerias com empresas e também pela captação de recursos públicos. "Temos o Instituto Emanuel, que pode receber verbas governamentais", explica.

Turismo e ciência

De acordo com Silva, a construção de um zoológico será importante para o turismo da cidade. "Com certeza atrairá pessoas de toda a região para cá", ressalta.

Ele também comenta a parceria com entidades científicas para desenvolver estudos com esses animais. "É interessante para as universidades, que têm o curso de veterinária e têm dificuldade de ensinar algo a mais para os alunos sobre animais exóticos, e também para o aprimoramento de estudos nesta área no Brasil", opina.

A intenção de Silva é que o projeto esteja quase completo até o fim do ano. "Queremos que ele esteja funcionando já em 2012", diz.

Participe e comente