Foi divulgado nesta segunda-feira (8), uma proposta de cartaz da II Parada de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) de Maringá. Em uma montagem com uma imagem da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória ao fundo, o cartaz traz uma reprodução da pintura "O Nascimento de Vênus", de Sandro Botticelli, com um pênis.

Segundo um dos organizadores do evento, Luiz Modesto, trata-se de um dos cartazes que retrata a proposta do evento, cujo tema de 2013 é "Estado Laico e os Direitos dos cidadãos" "É um cartaz multicultural, que dá a entender o que é Maringá, que recebe universitários e pessoas de vários lugares, e tem um ritmo alucinante. Toda a comunidade está convidada a encaminhar, pelo Facebook da parada, uma imagem sobre o evento e a explicar a arte que propõe, pois queremos fazer uma parada democrática, mais aberta", afirma.

Reprodução

Em sua segunda edição, evento remete novamente à Catedral de Maringá

Por meio da rede social Facebook, a designer Elisa Riemer, criadora da arte, explicou que a inspiração veio da história de Hemafrodito, filho de Afrodite e de Hermes, que representa a fusão dos dois sexos e não tem gênero definido.

Veja a descrição da imagem, na íntegra:

"II Parada Gay de Maringá - Estado Laico & Transdespatologização
O cartaz da II Parada LGBT foi inspirado na história de Hemafrodito, que era filho de Afrodite e de Hermes. Ele representa a fusão dos dois sexos e não tem gênero definido. Reza a lenda que ele teria nascido um menino muito bonito, que se transformou em um andrógino quando se uniu à ninfa Salmacis. A proposta insere-se na temática da campanha internacional pela transdespatologização e, além disso, combate a transfobia, através dxs personagens que representam: "A Repulsa" o "Conservadorismo" e a "Intolerância"."

No ano passado, a imagem da Catedral também inspirou o cartaz do evento, o que causou polêmica e repercussão nas mídias sociais.

Procurada pela reportagem, a Arquidiocese de Maringá, por meio da assessoria de imprensa, informou que, por hora, não vai se manifestar sobre o caso.

A II Parada LGBT de Maringá está marcada para o dia 19 de maio.


Participe e comente