Alunos dos ensinos fundamental, médio ou superior que residem e estudam em Maringá ou seus distritos, beneficiados pelo Passe Livre do Estudante, devem solicitar pelo site da Prefeitura (www.maringa.pr.gov.br) a recarga ou primeira via do cartão. O procedimento está liberado desde o dia 9 de dezembro do ano passado.

"É fundamental que os estudantes não deixem para última hora, para não sobrecarregar o sistema", alerta o secretário de Mobilidade Urbana (SEMOB), Gilberto Purpur. Até o momento apenas 2565 fizeram a solicitação. Mais de 26 mil têm direito ao benefício. O custo é R$ 7,4 milhões por ano à Prefeitura. O prazo final para solicitação é 31 de março.

O aluno que vai efetuar recarga ou alteração deve fazer o requerimento no site da Prefeitura e aguardar cinco dias úteis para recarregar o cartão nas catracas dos ônibus ou no validador localizado no Terminal Urbano, de segunda à sexta, das 7h às 19h, na sala 7.

A solicitação de segunda via do cartão, em casos de perda ou danos, é na loja da TCCC localizada na Avenida Tamandaré, 655. Após retirar o cartão, o aluno deve pedir a recarga no site da Prefeitura e aguardar sete dias úteis para recarregar no Terminal Urbano.

Já o aluno que vai solicitar o Passe Livre pela primeira vez precisa fazer o pedido no site da prefeitura  e retirar o cartão na instituição de ensino onde está matriculado, no prazo de 20 dias úteis. Neste caso não há necessidade de recarregar o cartão no Terminal Urbano.

Tem direito ao benefício o estudante que reside a distância mínima de 1,5 km da instituição de ensino. As linhas de ônibus solicitadas devem atender o endereço informado no cadastro e a instituição de ensino. O benefício oferece dois créditos diários, com direito a integração quando necessário.

Cartões em turno integral somente são concedidos para cursos ou séries que possuem essa característica. O horário de funcionamento do Passe Livre do Estudante é das das 6h às 13h, 12h às 19h e das 18h às 24h, de segunda à sexta-feira.

Participe e comente