Financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura "Prêmio Aniceto Matti", o Projeto Roda de Choro Itinerante retoma a agenda neste domingo (19). Iniciado em novembro do ano passado, a ação gratuita oferece apresentações didáticas, músicas instrumentais brasileiras e rodas de choro em espaços públicos de Maringá. Os expectadores poderão sugerir canções durante a apresentação dos músicos.

O responsável do projeto, Andro Gustavo Casquinha, explica que a proposta nasceu a partir de um grupo de estudos dentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). "A ideia surgiu com o objetivo de levar Rodas de Choro para a população como uma forma de manifestação cultural", afirma. Em sua 2ª edição na cidade, a Roda de Choro Itinerante se classifica como um encontro informal de músicos reunidos frente ao público, que acompanha e participa tudo de graça.

Neste domingo, a Roda de Choro será às 10h, no Parque do Ingá, próximo à Maria Fumaça. O projeto continua com apresentações didáticas na quarta-feira, 22, às 14 horas, no Centro de Ação Cultural, localizado na esquina entre as avenidas Getúlio Vargas e XV de Novembro. O encerramento será nos dias 24, 25 e 26 de março, com a participação especial de músicos da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello de Brasília (DF). A entrada será franca.

Choro

Conhecido popularmente como chorinho, o Choro é um gênero de música popular e instrumental brasileira, surgido no Rio de Janeiro no século 19. Ao longo do tempo se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional e que pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira.

Confira a programação

-Apresentações didáticas

Data: 22/02 - 14 horas

Local: CAC - Centro de Ação Cultural

Endereço: Avenidas Getúlio Vargas e XV de Novembro - Centro

 

Data: 22/03 - 14 horas

Biblioteca Municipal Professora Tomires Moreira de Carvalho

Av. Mandacaru Nº 317 - Jardim Maravilha

 

- Rodas de Choro

Data: 19/02 - 10 horas

Data: 05/03 - 10 horas

Data: 19/03 - 10 horas

Parque do Ingá - Avenida São Paulo - Zona 1 (próximo a maria fumaça).

 

Apresentação de Encerramento do Projeto

Roda no Varanda

Data: 24/03 - 20 horas - presença de músicos convidados da Escola de Choro de Brasília

Endereço: Avenida Centenário, em frente ao corpo de bombeiros

 

Oficina no SESC

Data: 25/03 - 14 horas - presença de músicos convidados da Escola de Choro de Brasília

Endereço: Avenida Duque de caxias, em frente a Vila Olímpica.

Teatro Calill Hadad

 

Data: 26/03 - 20 horas - presença de músicos convidados da Escola de Choro de Brasília

Endereço: Avenida Tiradentes - Zona 1

Divulgação
Projeto promove a música instrumental brasileira através de apresentações didáticas e rodas de choro em espaços públicos


Participe e comente