A partir das 9h desta segunda-feira (20), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Santa Clara começa a funcionar. A nova unidade fica localizada na Rua Pioneiro Alfredo da Costa, 759, e conta com estrutura para atender duas mil famílias.

A gerente de Proteção Social Básica, Viviane Regina Franco Soares, explica que a abertura do CRAS Santa Clara justifica-se em razão da necessidade de dividir o território do CRAS Alvorada. "Ano passado o Alvorada atendeu 61 bairros e contava com 15 funcionários. Com a divisão passará a contar com 34 bairros e 11 servidores, enquanto o Santa Clara contará com 20 bairros e 10 funcionários", destaca.

O prédio, entregue em dezembro do ano passado, tem 167 metros quadrados de área construída e foi executado com recursos do Governo Federal no valor de R$ 335.883,95 e contrapartida do Município de R$ 12.918,49.

O CRAS é uma unidade pública de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O serviço engloba um conjunto de ações destinadas à prevenção de situações de vulnerabilidades social e melhoria na qualidade de vida da população atendida.

O principal serviço que o CRAS oferece é o de proteção e atendimento integral à família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva, que consiste num trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias prevenindo a ruptura de vínculos, além de promover o acesso e usufruto aos direitos, bens e serviços da comunidade. O CRAS é a porta de entrada para a assistência social.

Participe e comente