A partir do feriado desta sexta-feira (21) até o final da manhã de domingo (23) será disputado no Centro Esportivo do Jardim Alvorada o Campeonato Regional Sul de Goalball.

Na sexta-feira os jogos vão acontecer das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h40. No sábado serão das 8h30 às 12h40 e das 15h até as 18h20. No domingo haverá jogos no período das 8h30 às 10h30.

A competição terá a participarão de oito equipes masculinas e quatro femininas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A cidade de Maringá será representada pelas equipes masculinas da Associação dos Deficientes Visuais de Maringá (Adevimar) e da Associação Maringaense de Amigos do Centro de Apoio Pedagógico (Amacap), que desenvolvem a modalidade no município.

O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais - CBDV, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp).

Durante o campeonato, que será aberto ao público, vão ser desenvolvidas ações pedagógicas de experimentação e dadas explicações sobre a modalidade.

Os professores que tiverem interesse em levar seus alunos deverão entrar em contato com a Secretaria de Esportes e Lazer pelo telefone (44) 3220-5764 ou pelo e-mail [email protected]

Goalball ou Golbol

O objetivo desse esporte é arremessar a bola com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas. A sua percepção é pelo tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para o uso da audição e, assim, os jogadores podem saber em que direção a bola está indo. É um jogo que precisa de muita concentração e, por isso, o silêncio da torcida e da equipe é de extrema importância.

O Brasil ficou na terceira colocação, no masculino, na disputa da modalidade durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Paralelamente ao Campeonato Regional Sul de Goalball, Maringá também sedia até a próxima terça-feira, dia 25, o IV Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia. Participam do evento mais de 340 atletas escolares, com idade de 12 a 18 anos, além de 130 membros de comissões técnicas de 100 escolas públicas e privadas de 26 estados brasileiros.


Participe e comente