Meninos com idade entre 11 e 14 anos, 11 meses e 29 dias podem ser vacinados contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Mudança na faixa etária foi definida recentemente pelo Ministério da Saúde. Antes, só eram vacinados meninos entre 12 e 13 anos. A vacina está disponível, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Secretaria de Saúde.

A imunização é obtida em duas doses com intervalo de seis meses entre elas. Para as meninas, o esquema de dose e intervalo é o mesmo, mas a idade é de 9 a 14 anos completos. Para receber a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação. Portadores de HIV/Aids de 9 a 26 anos completos também têm direito a vacina, mas é necessário apresentar prescrição médica no momento da vacinação. A é administrada em três doses intervaladas.

"Temos aproximadamente 2 mil doses da vacina contra HPV, com vencimento para o final de agosto. Portanto, é importante que meninos e meninas garantam a vacinação. A vacina é uma das formas mais eficazes de proteção contra o vírus e o câncer de colo de útero", destaca a coordenadora de vacina, Edlene Goes. Inserida no Calendário Vacinal no ano de 2014, a HPV era destinada apenas para as meninas. Em janeiro deste ano, as doses começaram a ser disponibilizadas também para os meninos com idade entre 12 e 13 anos completos.

HPV: Altamente contagioso, o HPV é um vírus que se instala na pele ou em mucosas que pode causar câncer de colo de útero e verrugas genitais. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente no Brasil. Até outubro de 2016 o Estado contabilizou 258 mortes pela doença e em 2015 foram registradas 333.

Para quem a vacina se destina:

Meninas de 9 a 14 anos (duas doses, com seis meses de intervalo)

Meninos de 11 a 14 anos (duas doses, com seis meses de intervalo)

Portadores de HIV/Aids de 9 a 26 anos (três doses, com intervalo de 2 e 6 meses)

Saiba mais

A Secretaria de Saúde fica a avenida Prudente de Morais, 885, Zona 7. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 11h e 13h30 às 17h. Informações adicionais: (44) 3218-3101.

Foto: Marcio Naka/PMM

Participe e comente