De acordo com a diretoria da Agência do Trabalhador de Maringá, agosto foi um mês de índices positivos para a unidade. Além do aumento no número de vagas ofertadas pelo sistema, o atendimento foi ampliado e uma reorganização entre os cargos favoreceu a emissão mais rápida de carteiras de trabalho.

Clarice Chimirri, diretora da Agência, afirma que agosto foi o terceiro mês deste ano com maior número de atendimentos. Nesse mês, os servidores atenderam 11.264 pessoas. "Só ficamos atrás de janeiro, que teve 13.934, mas é uma época que, historicamente, já tem maior procura; e março, com 13.160 atendimentos, quando também há maior procura." Nos outros meses, a média era de 9,9 mil pessoas atendidas para os diferentes serviços, como emissão da carteira de trabalho, pedido de seguro-desemprego e procura por vagas.

Junto com o volume maior de atendimentos, o cenário de oferta de empregos pelas empresas também teve melhora em Maringá. Segundo Clarice, houve "aumento crescente no número de vagas". Foram de 100 a 120 vagas toda semana, número superior às cerca de 70, cadastradas nos meses anteriores. "Eu estava olhando o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e, em Maringá, das pessoas que foram admitidas de janeiro a julho deste ano, 84% foram por meio da Agência do Trabalhador, isso, para nós, é muito importante, porque mostra a confiança dos empregadores."

Com a mudança da sede para a Avenida João Paulino, a Agência do Trabalhador de Maringá também teve algumas mudanças na organização da equipe. "Antes uma servidora fazia a carteira [processo de coleta de dados, verificação de documentos e fotografia] e montava depois. Agora, ela só faz a montagem. Os atendentes, mesmo, já fazem a carteira". Com isso, o tempo para que a carteira chegasse às mãos do trabalhador foi de 180 dias para 15 dias – ou até 10, dependendo do volume de solicitações.

A diretora afirma que não houve contratação de novos servidores, mas que aguardam um concurso da prefeitura – necessário, segundo Clarice – para que o serviço possa ser melhorado. "Gostaria de frisar que tentamos, cada vez mais, fazer um atendimento mais humanizado. Primeiro, melhoramos o local também para os servidores. Hoje, as pessoas têm um ambiente adequado, climatizado, enquanto aguardam o atendimento."

Serviço

A agência atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h30. As senhas são distribuídas a partir das 7h. A nova sede fica na Avenida João Paulino Vieira Filho, 917, no Novo Centro.

Participe e comente