Pelo terceiro ano consecutivo, o cantor católico Thiago Brado participa do lançamento do Hallel em Maringá. O evento acontecerá na Catedral Nossa Senhora da Glória, a partir das 19h30 de hoje. Segundo a organização do Hallel, o cantor, bem conhecido pela música "Minha Essência", conduzirá um momento de oração, louvor e a adoração ao Santíssimo Sacramento. A entrada é livre.

"Thiago Brado" é o nome artístico do cianortense Thiago de Oliveira da Silva. Desde criança, ele se envolveu com a música, mas, segundo ele, não pensava em ser cantor, apenas era algo que gostava. O interesse foi crescendo e, quando conheceu a Renovação Carismática Católica (RCC) por meio dos grupos de oração na igreja, percebeu que poderia utilizar os dons para evangelizar um grupo maior de pessoas.

"Minha família é católica e eu conheci a RCC cinco anos depois de já tocar na paróquia. Foi importante para mim, porque aprendi muito, tive muita formação espiritual, tocava nos retiros, nos grupos de oração. Aí, no final de 2011, senti o chamado [de Deus] e tranquei a faculdade de Análise de Sistemas para gravar o meu primeiro CD. Depois do lançamento, comecei a viajar. Literalmente, levei o violãozinho nas costas e fui seguindo aquele chamado".

Para Thiago Brado, a música que ele compõe, canta e toca é uma forma de utilizar o dom para fazer que outras pessoas se sintam bem e é o que ele ama fazer. Das 27 músicas já lançadas nos três CDs e no DVD, 24 foram escritas pelo cantor. "Antes de cantar, eu escrevia muito. Eu achava que seria compositor, não achava que ia cantar. Depois, que eu fui me aprofundando na música, vi que tinha afinidade para isso também."

Em todas as composições, o cantor afirma que procura mostrar aquilo que o nome dele representa. "'Brado' quer dizer grito, clamor. Eu gritarei ao mundo que existe um Deus que é maior que tudo, clamarei seu Espírito Santo todos os dias e exclamarei em alto e bom som o amor, através da música."

Hallel 2017

O Hallel, festival católico que reúne música e oração e que acontece há 22 anos em Maringá, será nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. De acordo com a coordenadora do palco principal, Patrícia Barbosa, o lema deste ano faz memória ao ano mariano. "Fazei tudo o que ele vos disser" é uma referência à frase dita por Maria, mãe de Jesus, no milagre da transformação da água em vinho. O Hallel é o maior evento de música católica da América Latina.

De acordo com Patrícia, o evento contará com missas, festival de novos talentos da música católica, apresentações musicais e formações espirituais de diversos temas. A entrada é gratuita, mas recomenda-se que o público doe um quilo de alimento não perecível, que será direcionado às pastorais da arquidiocese.

No dia 4 de novembro, um sábado, haverá a missa de abertura do evento e, em seguida, a apresentação das bandas do Festival Hallel Novo Som. "É como um concurso. Selecionaremos dez bandas não profissionais que atuam nas paróquias daqui para se apresentar no Hallel. Elas precisam enviar uma música inédita e os dez mais votados serão avaliados, durante o evento, pelo corpo de jurados. A banda escolhida tocará no palco principal no domingo", explica a coordenadora.

Dom Anuar Battisti presidirá a missa solene do domingo (5 de novembro), pela manhã. Depois, haverá os módulos de formação em diversos temas, como família e RCC, com pregações e música. A partir da tarde começam as apresentações musicais. "Tem Rosa de Saron, The Flanders, Thiago Brado, DJ Leo Guimarães, Gracielle, Andréia Sales e outros, mas esses são os que já confirmaram presença".

SAIBA +
HALLEL 2017
Lançamento oficial
Quando: hoje, às 19h30
Onde: Catedral
Participação livre


SOM. Thiago Brado: músico de Cianorte faz sucesso principalmente nas redes sociais e é um dos nomes do Hallel. —FOTO: DIVULGAÇÃO

Participe e comente