Depois de trabalhar a prevenção ao câncer de mama, na Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde, por meio da Gerência de Assistência à Saúde, promove a Campanha Novembro Azul, com atividades voltadas para a conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A campanha alerta os homens quanto à importância de cuidar da saúde.

Durante o mês de novembro, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertarão testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), verificação da pressão arterial, glicemia capilar, avaliação odontológica e palestras de orientação sobre doenças prevalentes aos homens. O objetivo é incentivá-los a procurarem atendimento médico e verificarem a condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer ((Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, no ano passado, 33 homens morreram diagnosticados com câncer de próstata. De janeiro a setembro de 2017, já são contabilizados 29 casos de óbitos pela doença.

PREVENÇÃO

O câncer de próstata pode ser diagnosticado apenas pela quantidade do antígeno prostático específico (PSA) no sangue do homem. Outra maneira de diagnóstico é o exame de toque retal, no qual o médico introduz um dedo, com luva lubrificada no reto do paciente para sentir a glândula prostática. Se o câncer de próstata for encontrado, provavelmente estará em um estágio inicial para ser tratado mais efetivamente do que se não fosse feito o rastreamento.

Confira a programação:

UBS IGUATEMI (17/11)

Endereço: R. Manoel Frigo, 151

Horário das atividades: 8h às 21h

Telefone: 44- 3309-4311

UBS ZONA 6 (25/11)

Endereço: R. Campos Sales, 2093

Horário das atividades: 8h às 12h

Telefone: 44- 3309-4433

UBS CIDADE ALTA (17/11 e 24/11)

Endereço: R. Ataulfo Alves, s/n ao lado Esc. Vinícius de Moraes

Horário das atividades: 7h às 11h30h

Telefone: 44- 3309-4325

Foto: Cary Bertazzoni/PMM


Participe e comente