A decisão de criação da categoria "Sócio Extraordinário" da Unijore foi aprovada na reunião administrativa da Unijore, na segunda-feira, dia 12

Em sua 2ª. reunião mensal de 2018 de ordem administrativa, realizada no início da noite desta segunda-feira (12) no espaço Unijore/RCP, União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura aprovou a preposição da diretoria em criar uma categoria transitiva e especial de sócio para resgatar e reintegrar alguns membros efetivos que não conseguiam cumprir com a norma estatutária em ter a presença física nas atividades oficiais da entidade.

Não foi difícil a ampliação de categorias já existentes e já aprovadas no novo Estatuto, como sócio fundador, sócio benemérito (ganhadores de prêmios e títulos), sócio correspondente (nacional ou internacional) e a votação para a escolha da nova categoria, tendo opção inicial a categoria "Sócio Cibernético", que foi substituído por votação (9 votos favoráveis e 1 contra) para Sócio Extraordinário".

Trata-se da mesma solução encontrada por alguns clubes de serviços para agregar forças de lideranças que podem fazer a diferença para os objetivos da entidade cujas funções ou obrigações nem sempre permitem estar presentes em reuniões ou compromissos que exijam presenças físicas, conforme rege o estatuto. No caso da Unijore, estão nesta categoria dois profissionais da saúde e quatro profissionais liberais ligados à área jurídica.

Com a aprovação da nova categoria, esse perfil de sócio não terá a obrigatoriedade da presença física nas reuniões de diretoria ou administrativas, mas vai continuar tendo acesso às informações relevantes da Unijore e convites formais para reintegrar ações culturais e carteira funcional de identificação de sócio. A única obrigação dessa categoria, seria manter em dia as mensalidades de R$ 30,00.

Proposta aprovada, a diretoria dará início a primeira fase de captação dessa categoria de sócios. Na segunda fase, serão selecionadas outras lideranças que possuam comprovado envolvimento ou simpatia com a cultura. Os critérios seletivos de novos sócios serão os mesmos: preenchimento de ficha de filiação que será submetida à comissão de sócios para aprovação ou não no quadro de novos associados.

Na reunião foi oficializada a ampliação da área geográfica de participação de interessados em participar do Concurso de Frases sobre o Aniversário de Maringá, já prevista no novo Estatuto da entidade e interagir com outros produtores culturais nos espaços conquistados recentemente em dois órgão de imprensa. Como abrir espaço para que todos os poetas enviem suas criações para lembrar o Dia Mundial da Poesia, no dia 21 de março.


Participe e comente