Assunto será debatido no dia 9, com a presença de importantes especialistas no tema

Apresentar e debater as principais metodologias, inovações e soluções tecnológicas da ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e divulgar informações que contribuam na adoção e adequação de manejo deste sistema de produção vem sendo uma necessidade à medida que se ampliam as áreas e o número de produtores que apostam no novo modelo.

É com esta finalidade que a Sociedade Rural de Maringá em parceria com a Cocamar realiza o I Fórum Brasileiro de ILPF, no dia 9 de maio, durante a 46ª Expoingá – Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá. Voltado a produtores rurais, comunidade acadêmica e científica, técnicos, extensionistas rurais e instituições financeiras, o evento é uma oportunidade para expandir os conhecimentos sobre o sistema.

A integração lavoura-pecuária- floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.

Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.

Palestras

O Fórum vai acontecer das 13h30 às 17:30 horas, no Restaurante Central do Parque de Exposições, e contará com a participação de diversos especialistas para discorrer sobre o assunto. O Engenheiro agrícola e presidente da John Deere no Brasil, Paulo Hermann, fará a abertura do evento. Ele, que preside a Rede de Fomento à ILPF e se dedica à agricultura de baixa emissão de carbono, apresentará um panorama da introdução do sistema no Brasil e discorrerá também sobre vantagens e resultados.

Em seguida, acontece o painel “Alternativas para a ILPF”, mediado pelo diretor executivo da Associação Rede de Fomento à ILPF, William Marchió. Participam dos debates, Lourival Vilela, pesquisador da Embrapa Cerrados; Sérgio José Alves, pesquisador do Iapar; César Augusto Feltrin Gesualdo, engenheiro agrônomo da Cocamar e o produtor rural José Leandro Pires, trazendo sua experiência em ILPF desenvolvida em suas fazendas no Mato Grosso.

Inscrições

A participação no fórum é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://forumbrasileiroilpf.com.br/


Participe e comente