Até a última semana, 31% dos contribuintes declaram Imposto de Renda em Maringá. A Receita Federal espera receber 93 mil declarações neste ano, e, até sexta-feira (13), pouco mais de 29 mil tinham sido recolhidas. Aqueles que tiveram rendimento médio mensal de R$ 2.379,97 ano passado devem declarar IR.O prazo final é dia 30 deste mês.

Com base no comportamento dos contribuintes nos últimos anos, cerca de 50% entregam a declaração do IR na última semana do prazo. Ainda assim, o analista tributário da Receita Federal, Marcos Luchiancenkol , recomenda: "Faltam apenas 16 dias, e é interessante não deixar para os últimos momentos. Apesar de a Receita estar preparada para receber as declarações, é importante que entregue o quanto antes para evitar eventuais problemas de última hora: falta de documento, problemas no computador, algo que possa prejudicar, sem tempo para corrigir", explica.

É possível fazer a declaração do Imposto de Renda pelo computador, no site da Receita Federal, ou pelo smartphone, no aplicativo "Meu Imposto de Renda"

O contribuinte ainda pode destinar até 3% do valor a declarar pela pessoa física para fundos e entidades cadastradas na Receita Federal. "Na hora de fazer a declaração, vai aparecer uma lista dos fundos do Brasil que estão habilitados a receber, incluindo de Maringá. A Receita vai encaminhar esses valores para o fundo, e lá eles têm regras, de acordo com a Legislação, para dividir esses valores entre as entidades", conta Luchiancenkol.

Segundo ele, essa é uma forma de participar da aplicação dos recursos arrecadados com os impostos. "Ao doar vocês está dizendo que, desse imposto que você está pagando, essa parte você quer que vá para determinado fundo. É uma forma de acompanhar, de maneira mais fácil, onde o recurso do seu imposto está sendo aplicado", enfatiza.

Participe e comente