PRESIDENTE Flávio Rocha, CEO da Riachuelo e pré-candidato a presidente pelo PRB esteve em Maringá, na terça, para lançar o Movimento Brasil 200, que defende valores na política. Uma das suas perguntas: Qual país você quer para o bicentenário do Brasil? Ou seja, que país nos queremos para daqui quatro anos.

ESTADO Em entrevista a Luciana Peña, na CBN Maringá, Flávio Rocha afirmou: "Há estado demais onde não precisa e estado de menos onde ele precisa atuar".

EXTREMOS Rocha alertou para o perigo dos extremos, defendendo uma ampla coalizão de centro como opção aos brasileiros. Pelas pesquisas, hoje, o segundo turno teria a extrema esquerda disputando com a extrema direita.

REFORMA ADMINISTRATIVA Deve estar na pauta de hoje o projeto de lei complementar
1.741/2018, que altera a estrutura administrativa da Prefeitura de Maringá.

SEGURANÇA Além de criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública ele altera, no seu anexo 1, dispositivos para contratação de cargos em comissão e funções gratificadas.

FLEXIBILIZAÇÃO Antes, estava pré-determinados quais cargos da estrutura seriam ocupados por CCs (confiança) ou por FGs (servidores). Agora isto ficará flexibilizado.

SEM NOVOS CARGOS A estrutura de cargos de confiança ou de FGs não foi ampliada, com novos cargos. Apenas houve essa possibilidade de remanejamento, mantidos cerca de 150 CCs.

IMPORTANTES Apesar de "satanizados" na gestão anterior, os CCs são importantes para a gestão municipal. Nunca foram mais do que 325 nomeados. Hoje, os 150 são insuficientes.

SEIS E MEIA DÚZIA Foram reduzidos os CCs e ampliados os FGs. A necessidade de diretorias, gerências e outras chefias é evidente na Prefeitura que tem mais de 13 mil servidores.

ÍNDIOS A Comissão Especial de Estudos sobre os Indígenas, presidida pelo vereador Sidnei Telles, ouviu a responsável pela Casa do Índio, a servidora municipal Sandra Santos.

PROBLEMAS Há muitas denúncias e problemas. Não há defesa aos direitos dos indígenas. A comissão decidiu visitar as entidades que abrigam as famílias e o promotor Maurício Kalache.

ORÇAMENTO Será solicitado ao Poder Executivo o orçamento da Casa do Índio. Integram a comissão, além de Telles (PSD), Carlos Mariucci (PT), Alex Chaves (PHS) e William Gentil (PTB).

MEI Hoje, quinta-feira (17), às 8 horas, na Sala do Empreendedor, "Café com crédito". Amanhã (18), das 8 às 11h30, na sala de reuniões da Prefeitura, rodada de negócios.

CONTORNO DA UEM Está na etapa final o prolongamento da avenida Alício Campolina, em direção à avenida Morangueira. Etapa importante do contorno
da UEM.
TRANSPOSIÇÃO Faz tempo que não se fala da transposição da UEM. O assunto mereceu uma agenda conjunta da Prefeitura e da UEM, mas faz tempo que não tem novidades.

FISCALIZAÇÃO O diretor de Fiscalização da Prefeitura de Maringá, Rubens Sebastião Marin Neto, falou aos vereadores sobre o trabalho realizado pela Diretoria.

METAS? Segundo release da Câmara, Marin "ressaltou que há critérios para esses pagamentos": "Queremos dizer aos vereadores que o estabelecimento de regras para esses pagamentos tornaram mais justo para os trabalhadores." (sic)

ESPAÇO DO SABER Foi aprovado projeto do vereador Sidnei Telles criando o "Espaço do Saber", campanhas educativas com dicas de português, cultura, história local e outros temas.

ESCALA Outro projeto que deve ser votado hoje, em segunda discussão, é o projeto do vereador Chico Caiana (PTB), que obriga a divulgação da escala dos médicos nas unidades
de saúde.

TEMPO Faltam 143 dias para as eleições, no domingo, dia 7 de outubro.

ÚLTIMA Valorize quem te valoriza. Mas é bom lembrar daqueles que te procuram só quando precisam.

40 DIAS Em reunião com prefeitos da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), a governadora Cida Borghetti fez uma prestação de contas.

NÚMEROS Já foram repassados R$ 235 milhões para obras em mais de 200 cidades.

MANDAGUARI Estão marcadas mais duas reuniões sobre a revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade: Dias 18, sexta-feira, às 19 horas, e 19, sábado, às 14 horas, no Módulo Cultural.

ALTO PARANÁ Valderci Silva, da Rede de Rádios, participou do Projeto Combatendo a Dengue com a Natureza, em Alto Paraná. Coordenação de diretoras, secretária de Educação e secretário de Agricultura, com apoio e participação do prefeito Miro e da primeira-dama, Simone


Participe e comente