Crescendo exponencialmente nos últimos anos, o setor de Tecnologia da Informação em Maringá vem rompendo barreiras e demonstrando toda sua força. Em 2012 o setor de software em Maringá faturava aproximadamente R$ 90 milhões. Para este ano, a previsão de faturamento é de mais de R$ 1 bilhão. Nos últimos cinco anos, o número de empresas desenvolvedoras de softwares em Maringá cresceu 81%, superando o índice nacional (42%) conforme pesquisa realizada anualmente pelo Sebrae. O estudo também revelou que o número de empregos na área aumentou cerca de 134%. "Hoje temos cerca de 400 empresas desenvolvendo software na região de Maringá. Um crescimento muito grande para um setor novo como o nosso", afirmou Cesar Rael, Diretor Executivo da Software By Maringá, empresa que coordena a APL do setor no município.

Qualificação

Para atender à demanda, os empresários têm apostado na contratação de profissionais de fora, e na capacitação de trabalhadores maringaenses. O setor de Maringá e região ainda carecem de profissionais da área. Para suprir essa necessidade a atender a demanda, o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - vem buscando cada vez mais qualificar principalmente jovens, que se interessam pela tecnologia e buscam os cursos da área. "As empresas estão cada vez mais em busca de pessoas para atender o mercado. Com a capacidade técnica e preparação, o emprego é garantido. Para montar a própria empresa, criar seu próprio aplicativo, seu próprio site ou game, é preciso qualificação, e nós no Senai, oferecemos isso", explicou Franz Wagner, Coordenador dos Cursos Técnicos de TI do SENAI.

Além da falta de trabalhadores qualificados, outro problema tem sido a ausência de profissionais que tenham certificação. "Contratamos alunos e ex alunos do Senai, pois temos a certeza da qualidade dos cursos e da qualificação que atende à demanda do setor", diz Edney Marcos Mossambani, proprietário da Accion Sistemas para Gestão.

Senai oferece cursos na área de TI
O Senai oferece a oportunidade de entrar no mercado que mais cresce na cidade. No dia 23 de julho, têm início os cursos técnicos do Setor de TI. São 24 vagas por curso, com diploma, válido por todo o território nacional, inclusive para concursos públicos.

Por se tratar de um curso técnico reconhecido pelo MEC, o aluno precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Os cursos do setor de Tecnologia da informação estarão sendo oferecidos no período vespertino e noturno.

São ofertados os cursos de Desenvolvimento de Sistemas; Informática para Internet; Programação de jogos digitais. Há também os cursos de Técnico em Automação Industrial

Técnico em Eletromecânica; Técnico em Eletrônica; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Fabricação Mecânica (novo); Técnico em Mecatrônica

Técnico em Sistema de Energia Renovável (novo);

Mais informações no Senai Maringá pelos telefones (44) 3293-6700 / 3293-6701 / 3293-6730./// Ana Paula Ribeiro


Participe e comente