• Campo Mourão comemora 60 anos com Expocampo

  • Eduardo Xavier

O município de Campo Mourão (a 91 quilômetros de Maringá) comemora nesta quarta-feira 60 anos de emancipação política-administrativa. A data será marcada por um desfile cívico-militar, às 9 horas, na Avenida Irmãos Pereira. Cerca de 4.500 pessoas devem desfilar.

A prefeitura espera que 10 mil pessoas acompanhem a apresentação.

Na terça-feira, começou no Parque de Exposições Getúlio Ferrari a Exposição Feira de Campo Mourão (Expocampo). O evento, que se estende até o dia 14, também faz parte dos festejos dos 60 anos.

Durante a semana haverá rodeio (começa nesta quarta-feira) e a 2ª Festa do Frango, no sábado. Algumas opções são o frango no buraco, frango ao vinho, frango xadrez, estrogonofe de frango. A entrada é franca na Expocampo.

Pela Contagem Populacional 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população é de 82.530 moradores. O Censo 2000 contou 80.476 moradores, com crescimento populacional de 2,29%.

Um dos maiores desafios de Campo Mourão é a conclusão da Estrada Boiadeira (BR-487), que foi aberta no início do século passado por tropeiros que traziam gado do Mato Grosso para o Paraná. O asfaltamento da rodovia é reivindicado há mais de meio século.

Em maio deste ano, o governo federal anunciou que concluiria a estrada até 2010. O prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (PMDB) voltou de Brasília (DF) com a promessa de que o Ministério dos Transportes liberaria R$ 15 milhões para as obras.

Campo Mourão se destaca por ser pólo da região centro-oeste do Paraná e sede da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam).

Outros pontos que chamam a atenção, de acordo com a prefeitura, é o potencial do município na produção de grãos, em especial a soja, e por abrigar uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil. A cidade é tratada como um pólo de alimentos.

O município é citado ainda como referência no cenário cultural, com as ações da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam) e lembrada em várias partes do País pela Festa Nacional do Carneiro no Buraco.

Veja também

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 1
  • 7
  • 30
  • 43
  • 44
  • 54

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - odiario.com é um parceiro do IG Regionais.