• Escolas terão período integral

  • Vanda Munhoz

A  partir de agosto, a Prefeitura de Maringá começa a implantar a jornada ampliada (denominação provisória) em cinco escolas municipais do ensino fundamental. Além da grade curricular, que ocupará um período do dia, os alunos terão atividades extras e ficarão das 7h30 até as 17 horas na escola.

Esse projeto piloto do município é resultado de uma parceria que será oficializada até o final de julho entre a prefeitura, por meio do Provopar, e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por intermédio do Serviço Social da Indústria (Sesi). ¿Inicialmente, implantaremos a jornada ampliada em escolas que têm alunos carentes, priorizando os filhos de mães que trabalham fora¿, diz a secretária de Educação, Márcia Socreppa. Ela cita o exemplo de um estudante do período da manhã.

No início do dia, das 7h30 até 11h30, o aluno participará das aulas regularmente, executando as atividades da grade curricular. Ele permanecerá na escola que oferecerá almoço e, à tarde, participará de outras atividades, que fazem parte da jornada ampliada. Serão oferecidos esportes, lazer e cultura, além de informática e aulas de reforço. ¿É mais prazeroso para a criança¿, completa.

Márcia diz que, por enquanto, a secretaria está avaliando a demanda nas escolas. ¿Precisamos ver o número exato de crianças que precisariam de jornada ampliada. Não dá para dizer quantas turmas serão beneficiadas, mas serão estudantes da primeira à quarta séries¿.

Estrutura
O programa exigirá uma estrutura extra do colégio, tanto no aspecto físico quanto na execução dos serviços. Márcia diz que a Fiep vai oferecer parte dos instrutores e a prefeitura vai garantir os auxiliares de serviços gerais e merenda. ¿As cinco escolas têm espaço físico para receber o programa de acordo com a realidade de cada uma¿, completa.

O fato de iniciar o programa no segundo semestre, e não no começo do ano letivo, não representa um obstáculo. ¿É uma atividade prazerosa para a criança, não faz parte da grade curricular¿, explica. A prefeitura, antes de implantar o programa, está fazendo uma pesquisa junto aos pais para saber qual a demanda. ¿Isso porque tem muitos pais que não têm interesse. Já para outros, o programa é bem vindo¿, afirma.

A jornada ampliada, segundo Márcia, não significa período ou ensino integral. São atividades extras, realizadas em horário diferente daquele em que a criança estuda disciplinas curriculares. A vantagem é que o aluno poderá desenvolver habilidades artísticas e ter oportunidades de ampliar a sociabilização.

Desenvolvimento
Rosana Gimenes de Carvalho Araújo, diretora da Escola Municipal Professora Benedita Natália Lima, no conjunto Santa Felicidade, também pontua as vantagens do programa. ¿Facilita o desenvolvimento e habilidades da criança que não podem ser supridas completamente pela grade curricular, como a criatividade, sociabilização, além da coordenação motora¿, afirma.

A professora destaca que o programa é importante também porque tira a criança da frente da televisão e a afasta das ruas. ¿A criança também aprende com o lúdico¿, acrescenta.

O anúncio do programa para as escolas municipais foi feito pelo prefeito Silvio Barros (PP) na última quinta-feira, durante inauguração de quadra coberta da Escola Municipal Paulo Freire, no distrito de Iguatemi. Na oportunidade, o prefeito disse que o objetivo é oferecer ensino de melhor qualidade aos alunos maringaenses. A administração municipal está pesquisando escolas de Iguatemi, Conjunto Requião, Santa Felicidade e Conjunto Itaparica para implantar o projeto piloto.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 57
  • 23
  • 38
  • 13
  • 34
  • 27

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.