• Bom negócio

  • Murilo Gatti

Foi apenas em 1990 que Maringá ganhou a primeira instituição particular de ensino superior. O Cesumar começou com apenas dois cursos e 180 alunos.

Era a realização de um sonho do professor que nasceu em Jaguapitã e que, com sete anos, veio com a família para morar na zona rural de Maringá. Wilson de Matos Silva cresceu e virou docente de várias faculdades na região, mas até então, o principal negócio da família era uma transportadora.

"Em 1986, o meu pai se questionou. Havia faculdades privadas em Umuarama, Mandaguari, Jandaia do Sul e, em Maringá, cidade pólo, não havia nenhuma instituição. Ele era professor na UEM e nessas faculdades. Aquilo o incomodou e o fez se mexer", conta o vice-reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva Filho.

Bom para Maringá, que passou a contar com mais opções de ensino superior. "A UEM oferecia poucos cursos e grande parte dos filhos dos cidadãos maringaenses tinha que ir estudar em outras cidades e, muitas vezes, não voltavam. Hoje é um privilégio para a sociedade contar com onze instituições de ensino superior", considera.

Só no Cesumar, que nasceu a partir da criação do Colégio Objetivo, em 1988, estudam 21 mil alunos em 55 cursos de graduação. Com o crescimento da instituição, o reitor Wilson de Matos Silva também passou a se preocupar com a preparação dos filhos para dar continuidade ao projeto que implantou.

 

Divulgação

Família trabalha unida: Ludhiana, Wilson Filho, Wesley, Willian, e o pai, Wilson de Matos

 

"Iniciamos na instituição em funções de entrada. Eu, por exemplo, entrei como auxiliar de tesouraria. O pai também sempre foi incisivo com nossa educação. Todos os filhos fizeram mestrado e estão fazendo doutorado. A cobrança é para que tenhamos a titulação que exigimos dos nossos docentes. O entendimento é que o conhecimento é o mais importante fator de produção", conta o vice-reitor.

Atualmente, além de Wilson Filho, os irmãos Willian e Lhudiana ocupam funções estratégicas na instituição. O outro filho, Wesley, decidiu seguir outros caminhos e se prepara para ser pastor. Willian é o diretor do Núcleo de Educação a Distância do Cesumar, a modalidade de ensino que mais cresce no País.

"Sentimos orgulho em trilhar pelo mesmo caminho do pai e acreditamos que a qualidade foi a base para o sucesso atingido", diz.

"Dentro da visão e do trabalho iniciado e mantido pelo meu pai, estamos contribuindo para a formação do profissional consciente, que saiba lançar mão das técnicas de pesquisa para uma prática competente, ética e responsável", afirma a diretora de pesquisa e editora-chefe da revista Iniciação Científica do Cesumar, Ludhiana Bertoncello.

Mais faculdades

Anos mais tarde surgiram outras instituições de ensino superior importantes. Em 1996, nascia a Faculdade Maringá e, três anos depois, em 1999, foi fundada a Unidade de Ensino Superior Ingá (Uningá), especializada em cursos na área de saúde. Atualmente, a instituição investe na construção do novo campus sede, o que deve garantir um crescimento significativo para os próximos anos.

 

Paixão por Maringá

"Cheguei a Maringá
25 anos atrás. Trabalhei
20 anos para a prefeitura
e conheci muitas pessoas
por causa do meu trabalho.
Adoro aqui."
Manuel Messias dos Santos,
70 anos
guardador de carro

 

Veja também

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Blogs e Colunas

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 41
  • 49
  • 36
  • 42
  • 31
  • 38

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.