• Plano funerário não é dedutível

  • Especial para O Diário Poliana Lisboa

Sem regulamentação,os planos funerários são alvo de dúvidas e críticas por parte de alguns usuários, principalmente por não se enquadrarem na legislação tributária que prevê descontos no Imposto de Renda (IR).

Este foi o problema encontrado, no mês passado, pelo leitor Ney Koga, que tentou obter do Sistema Prever de Maringá um comprovante de pagamentos para fazer a declaração de IR. Como o Prever não forneceu a declaração, o usuário ficou revoltado. "Eles alegam que não são um plano de saúde, mas têm médicos, dentistas, clínicas médicas, etc. Estão enganando os associados e o Leão", reclamou.

Segundo Fernando Ribas, assessor jurídico da empresa, o Prever é exclusivamente um plano de assistência funerária e não presta atendimento médico.

"O Prever não tem médicos, nem dentistas, nem atua nessa área. O que temos são convênios com médicos, dentistas etc. que atendem os associados do plano e dão descontos. É um serviço a mais que oferecemos, sem custo adicional algum", explicou.

Segundo o advogado, o melhor caminho é o usuário pedir a declaração para dedução no IR diretamente do profissional. "Depois de uma consulta, médicos, dentistas e outros profissionais fornecem nota fiscal ou declaração que pode ser depois apresentada à Receita Federal".

O analista tributário da Receita Federal em Maringá, Marcos Luchiancenkol, confirmou a informação de que os planos funerários não se enquadram na legislação tributária para desconto do IR.

"O usuário pode e deve exigir recibo do que pagou, mas não terá abatimento pelo gasto porque o plano funerário não está incluído entre os itens dedutíveis previstos na legislação".

Um projeto do deputado federal Mendes Thame (PSDB-SP) que visa à regulamentação do segmento de planos funerários está em tramitação no Congresso.

Veja também

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 57
  • 23
  • 38
  • 13
  • 34
  • 27

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.