• UEM: mais de 22 mil alunos começam as aulas nesta segunda-feira

  • Poliana Lisboa com assessoria

O ano letivo da Universidade Estadual de Maringá começa nesta segunda-feira (6). Ao todo, são 22.302 alunos de graduação distribuídos entre campus Central de Maringá, Cianorte, Goioerê, Cidade Gaúcha, Umuarama, Ivaiporã além dos polos de Ensino à Distância. Destes, 4.132 são calouros.

 

Divulgação/UEM

No campus de Maringá, 16.493 alunos começas as aulas

 

Para recepcionar os novos alunos, a Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Ensino de Graduação, estará distribuindo folhetos de conscientização sobre o trote. A intenção, de acordo com a UEM, é "orientar a comunidade universitária para que promova uma recepção solidária aos calouros e evite o trote violento".

O folheto informa que os atos excessivos praticados na recepção poderão ser enquadrados na Resolução 08/2007-COU, que estabelece o Regime Disciplinar Discente, além de, eventualmente caracterizar crimes definidos no Código Penal Brasileiro. Todo abuso no campus deve ser denunciado pelo fone 0800-6434278.

Novos alunos também receberão o Manual do Calouro com texto de boas vindas, informações sobre os diversos setores, departamentos e órgãos da Universidade, sobre os serviços disponíveis na Instituição, sobre representação estudantil e sobre os diversos programas de bolsas a que os alunos podem se candidatar.

Em Maringá, o campus conta com 16.493 alunos de graduação, 2.730 calouros; Cianorte, com 663 acadêmicos, 152 novos; Goioerê, 336 estudantes, 119 ingressantes; Cidade Gaúcha,132 acadêmicos, 39 calouros; Umuarama, 1.069 alunos, 306 calouros; Ivaiporã, 250 acadêmicos,115 ingressantes; Ensino à Distância, 3.359 estudantes, 671 novos.

O ano letivo 2012 da UEM segue até 14 de dezembro, sendo que as aulas terminam em 1º de dezembro. O recesso de meio de ano está programado para ocorrer entre os dias 18 de junho a 16 de julho.

I Semana do Calouro Direito UEM

Com a finalidade de uma integração saudável entre calouros e veteranos, o curso de Direito da UEM programa uma série de eventos e atividades entre 7 e 14 de fevereiro. A I Semana do Calouro Direito UEM contará com ações sociais, educacionais, culturais e ecológicas.

Um dos destaques será a Aula Inaugural do curso ministrada na quinta-feira (9) às 20 horas, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o desembargador Miguel Kfouri Neto. A aula será realizada no Auditório da Câmara dos Vereadores de Maringá. Na ocasião é obrigatória a doação de 1 kg de alimento não perecível que será doado para instituições carentes de Maringá.

De acordo com uma das organizadoras Bruna Bontempi Wernick, a semana surgiu da necessidade de acolher os estudantes, a maioria de fora de Maringá. "Essa é uma excelente oportunidade para os calouros se habituarem à sua nova rotina acadêmica e conhecer a cidade e seus colegas de curso", explica Bruna.

No total, entre calouros e veteranos 800 pessoas foram convidadas para participar da Semana. Mais informações podem ser adquiridas no fone: (44) 9922-0295.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Blogs e Colunas

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 4
  • 23
  • 55
  • 10
  • 38
  • 33

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.