• Bailes de Carnaval de Maringá terão ônibus que faz teste de HIV

  • Rubia Pimenta

A Prefeitura promove na manhã desta sexta-feira (17), o lançamento das campanhas Carnaval sem Aids, sem Dengue e sem Drogas, e entrega o ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o veículo do Consultório de Rua.

O ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante irá circular pelos bailes de carnaval de Maringá, fazendo testes rápidos de HIV. O veículo também será utilizado em outros eventos da área de saúde.

O veículo do Consultório de Rua vai garantir mais agilidade no atendimento da equipe multiprofissional. O consultório atende moradores de rua quatro dias por semana, das 17 às 21 horas, abordando as pessoas que ficam nas ruas com exames, orientação e procedimento em saúde.

Jovens gays

A campanha Carnaval sem Aids de Maringá pretende atingir todos os públicos, com foco nos jovens gays de 15 a 24 anos, principal alvo da campanha do Ministério da Saúde para a festa deste ano. Dados do boletim epidemiológico de 2011 mostram que entre 1998 a 2010 houve um acréscimo de 10,1% de casos nesta população. O Slogan da campanha nacional é: "Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua".

Em Maringá os números demonstram que de 2010 para 2011 aumentou o índice de homens infectados com o vírus HIV, mudando a proporção que anteriormente era de 3 homens/1 mulher para 5 homens/1 mulher no final de 2011. Quanto à categoria de exposição observa-se que na população de 15 a 24 anos 22,7% são homossexuais, 13,6% são bissexuais e 59% heterossexuais, representando 1/3 da população nesta faixa etária que vive com HIV.

Atividades

As atividades do Carnaval sem Aids começaram na quarta-feira, com blitz promovida pela Unidade Básica de Saúde do Iguaçu. Nesta quinta-feira, a UBS Morangueira promoveu uma blitz na avenida Pedro Taques, também distribuindo material de orientação e preservativos. A UBS do Maringá Velho fez testagem convencional do HIV durante a manhã e distribuição de material informativo, brindes e preservativos. "Todas as Unidades Básicas de Saúde prepararam atividades para as campanhas de Carnaval", adianta o secretário Antônio Carlos Nardi.

A partir do lançamento das campanhas, nesta sexta-feira, serão desencadeadas novas ações junto ao público. O objetivo, de acordo com Nardi, é atingir toda população e não apenas as pessoas que frequentam os bailes de carnaval. "Mesmo quem vai ficar em casa ou viajar porque não quer saber de carnaval deve estar alerta para as mensagens das campanhas", apela o secretário.

O Carnaval sem Aids que já está nas ruas vai para os bares, clubes que promovem bailes de carnaval e para o carnaval Samba na Praça da Secretaria de Cultura. Serão oito bailes em quatro noites em vários bairros e nos distritos de Iguatemi e Floriano. As Unidades Básicas de Saúde dessas regiões farão a abordagem dos foliões.

A campanha Carnaval sem Dengue pretende chegar a toda comunidade, mostrando a necessidade de envolvimento das pessoas no combate ao mosquito. A Secretaria de Saúde divulgou no início da semana o levantamento de índice de infestação do mosquito da dengue, que apontou a maioria dos focos em resíduos sólidos, pratos de vasos, plantas, tinas e tonéis de água. "As pessoas devem aproveitar o feriado para verificar suas casas e se necessário eliminar água parada ou objetos que podem acumular água da chuva", apela Nardi.

A campanha Carnaval sem Drogas, em parceria com a SASC, também tem uma ampla programação durante o carnaval. No sábado voluntários promovem uma limpeza na praça Raposo Tavares, a partir das 9 horas; no domingo e segunda-feira serão realizadas blitze na avenida Tiradentes e na terça-feira show com o cantor evangélico  Samuel  Barbosa, às 19 horas, na praça Raposo Tavares.

Veja também

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 15
  • 16
  • 18
  • 20
  • 22
  • 48

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - odiario.com é um parceiro do IG Regionais.